Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 18.02.11

Quase todo o País sob Aviso Amarelo Devido ao Vento e Agitação Marítima

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje um desagravamento das condições meteorológicas, mas à excepção dos distritos de Santarém, Portalegre e Évora, o país mantém-se sob aviso amarelo, devido ao vento e agitação marítima.

Céu em geral muito nublado, apresentando abertas na região Sul durante a manhã é a previsão para hoje.

No Minho e Douro Litoral, esperam-se períodos de chuva fraca, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e tornando-se moderada a forte para o final do dia na região Norte.

Nos pontos mais altos da Serra da Estrela deverá nevar.

O vento será, em geral, fraco (inferior a 20 quilómetros por hora) do quadrante Sul, tornando-se moderado (20 a 35 quilómetros/hora) de Sudoeste no litoral Oeste, a partir do meio da manhã.

Nas terras altas, prevê-se vento moderado (20 a 30 Km/h) de Noroeste, rodando para Sudoeste e tornando-se gradualmente forte (45 a 55 Km/h) com rajadas na ordem dos 90 km/h.

Neblina ou nevoeiro matinal, em especial nas regiões do interior e pequena subida da temperatura máxima são as previsões dos meteorologistas.

As temperaturas máximas previstas para hoje são 14 graus no Porto e 17 em Lisboa e Faro.
Barras encerradas

As autoridades marítimas mantêm ainda oito barras encerradas a toda a navegação no norte e outra está condicionada acima de Peniche, de acordo com a informação disponibilizada hoje pela Marinha.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Viana do Castelo, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro e São Martinho do Porto estão “encerradas a toda a navegação” e a da Figueira da Foz está condicionada a embarcações com tamanho inferior a 11 metros, de acordo com a Armada Portuguesa.

O único porto aberto à navegação entre Aveiro e Caminha é o de Leixões, tendo o Instituto de Meteorologia avançado com a previsão de um desagravamento das condições atmosféricas, e do estado do mar.

As barras no restante território nacional estão abertas e sem qualquer restrição à navegação.

Quanto ao estado do mar, na costa ocidental, esperam-se ondas de Noroeste com quatro a cinco metros, passando a ondas de Sudoeste com dois metros e meio a quatro metros.

A temperatura da água do mar deverá estar entre 14 e 16 graus.

Na costa Sul, são esperadas ondas de Sudoeste, com um metro e meio a três metros e a temperatura da água do mar rondará os 16 graus.

in: Publico

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 22:14



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728




Tags

mais tags