São já oito os distritos que, segundo o Instituto de Meteorologia estão sob alerta amarelo por causa das baixas temperaturas, chuva e agitação marítima.
Braga, Vila Real, Bragança e Guarda no interior norte, Aveiro e Leiria no litoral, todos eles devido às baixas temperaturas previstas estão todos sobre alerta amarelo.
Já Beja e Faro a sul estão sob alerta amarelo também mas por causa da chuva forte e agitação marítima. Nas ilhas apenas o grupo ocidental do arquipélago açoriano escapa ao alerta, provocado também por chuva, agitação marítima e vento forte.
De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto de Meteorologia (IM), as temperaturas mínimas de hoje irão, em geral, repetir-se amanhã, com valores negativos em Braga e Leiria a registarem -1ºC, Vila Real -2ºC, Guarda -3ºC e Bragança -5ºC.
Segundo o IM, o estado do tempo em Portugal continental, até dia 28, será condicionado pela acção conjunta de um anticiclone localizado na Islândia e que se estende em crista até à Península Ibérica - que transporta na sua circulação uma massa de ar frio - e por uma depressão centrada actualmente a Noroeste da Madeira e que desloca lentamente para Sueste.
A vaga de frio tem também afectado as principais capitais europeias com a neve a cair intensamente no Reino Unido, França e Alemanha. Os pedios de ajuda por causa de vias impedidas sucedem-se.