Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 27.01.12

3º Encontro Distrital de Setúbal «Prevenção e Segurança em Ambiente Escolar»

Decorreu em Santiago do Cacém reunindo professores, proteção civil, bombeiros e forças de segurança

O 3º Encontro Distrital “Prevenção e Segurança em Ambiente Escolar” decorreu em Santiago do Cacém, no Auditório Municipal António Chainho.

Reunidos durante o dia para abordar a importância de uma cada vez mais eficaz plataforma de diálogo para preparar as pessoas para uma melhor reação face às catástrofes, estão professores, pais e encarregados de educação, agentes de proteção civil, bombeiros e forças de segurança, assim como técnicos dos pelouros de educação das Câmaras Municipais.

A abertura do encontro esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Vítor Proença que enalteceu o papel dos bombeiros e da GNR pelo trabalho de parceria com a Câmara Municipal nesta matéria da prevenção e segurança das crianças das escolas do concelho.
“A escola não pode ser apenas formatada nos limites da própria escola, deve ser dada prioridade aos conhecimentos mas também à formação cívica”, sublinhou o autarca que adiantou que no concelho de Santiago do Cacém todas as escolas de 1º ciclo “têm planos de segurança e de emergência e onde temos feitos vários exercícios de evacuação para educarmos as nossas crianças e os jovens numa cultura de segurança”.
Presente na sessão de abertura esteve também o Diretor Nacional da área de planeamento e emergência da Proteção Civil, José Oliveira que realçou o papel das Câmaras Municipais na prevenção devido ao conhecimento que têm do risco dos seus concelhos.

“Vivemos num Mundo complexo e vulnerável onde os riscos são uma realidade e é essencial o debate destas matérias entre crianças e jovens, agentes de proteção civil, bombeiros e forças de segurança”, disse José Oliveira, sublinhando ainda que “a estratégia nacional tem como metas lutar por uma sociedade mais consciente dos riscos e aumentar a capacidade de sobrevivência em situações de catástrofes”.

Após a sessão de abertura foi apresentado um filme do plano de evacuação do auditório feito com alunos da Escola Frei André da Veiga, seguindo-se a entrega dos certificados de participação no I Encontro de Clubes de Proteçao Civil aos professores que dinamizaram nas respetivas escolas os Clubes de Proteçao Civil.

Os trabalhos de tarde incidiram na apresentação por parte de várias entidades, tais como o Agrupamento de escolas de Alvalade de diversas acções desenvolvidas em matéria de prevenção e segurança.

Os trabalhos da tarde tiveram dois momentos distintos. O primeiro dedicado ao tema práticas de prevenção e segurança em que 3 escolas (Escola Profissional de Grândola, Secundária de Alcácer do Sal e Agrupamento de Escolas de Alvalade) vão relatar as suas experiências em matéria de prevenção e segurança e aplicação dos planos de segurança internos. O segundo destaque da tarde foi dedicado ao tema educar para a vida com a apresentação de 3 entidades e organismos que detém programas de sensibilização e formação na área da segurança e que neste âmbito podem ser parceiras em projetos e atividades a desenvolver pelas escolas, é o caso da Associação ALENTO, RESGATE E IPJ. 
 
 
fonte: Rostos On-line

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 07:52



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031




Tags

mais tags