O incêndio em Aldeias, na Serra da Estrela, que teve início na madrugada de quinta-feira, terá destruído “entre 110 a 120 hectares” de mato e floresta do Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), segundo os bombeiros.
“A estimativa aponta para uma área ardida entre 110 a 120 hectares, entre floresta e mato do PNSE”, disse hoje à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Seia, Carlos Soares.
O comandante adiantou que o fogo foi dominado às 9h47 e encontra-se já “na fase de rescaldo e de consolidação”, depois de ter sido travada uma reativação “forte” ocorrida ao princípio da manhã.
O incêndio, que foi dado como dominado ao final do dia de quinta-feira teve um reacendimento pelas 8h11 de hoje, devido ao vento que soprou com intensidade naquela zona da Serra da Estrela, no concelho de Gouveia.
“Por volta das 7h30 houve quatro rajadas de vento na casa dos 70 a 80 quilómetros por hora, que fizeram com que o incêndio voltasse a reactivar, criando uma frente forte”, contou.
Embora o fogo tenha progredido numa zona de difícil acesso, Carlos Soares referiu que durante o combate às chamas, que envolveu bombeiros, sapadores florestais e funcionários da Câmara Municipal de Gouveia, “o vento foi a maior dificuldade”.
Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda, na operação de rescaldo do incêndio de Aldeias estão 39 elementos e sete viaturas.
Só nos últimos sete dias, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou 1889 incêndios florestais.
Fonte: Público