Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sexta-feira, 25.02.11

Não Queiras Dar Passos Maiores que as Pernas!...

Eu, enquanto Bombeiro Voluntário, sei que é de Louvar a aderência que ultimamente se tem visto de muita malta nova aos corpos de bombeiros, mas... (e como tudo na vida existe sempre um mas")... ultimamente, tem-se vindo a notar um certo "crescer" dentro dos CB's, por parte dessas pessoas, muito embora a culpa não seja só deles, e sim, também de nós, Graduados, que lhes damos confiança muito embora numa expectativa muito diferente para isso.

Não tenho muito tempo de bombeiro, 15 anos não é nada comparado com muitos camaradas meus, mas é o suficiente para me recordar de muitas atitudes (na altura contestadas por mim), mas atitudes essas que sempre fizeram com que nós, bombeiros, soubéssemos onde é o nosso lugar, e nos lembrássemos sempre, que a nossa Liberdade acabava quando começava a do nosso superior hierárquico. Pois quer queiramos, quer não, isso é parte integrante da conjuntura de uma hierarquia!
De certo que poderão pensar que é sempre a mesma conversa, mas quem cumpriu o serviço militar (refiro-me com isto a quem realmente lá andou, e não, a certos elementos que foram dois dias a um especialidade e agora já pensam que são militares, e inclusive se comparam a esses militares, quando na realidade nunca foram nada, nem serviço militar sabem o que é)... como estava a escrever, quem cumpriu o serviço militar sabe que é assim! Alguma vez se viu, um 2º cabo, ou um "reco", a responder a um Graduado só porque o Salazar já morreu e eles pensam que podem dizer tudo o que querem??

Alguma vez se viu, um "reco" a querer ensinar um graduado fosse qual fosse a instrução, dizendo até a boca cheia, que tem mais categoria e competência para fazer esse serviço??

E entenda-se aqui, nestes dois exemplos, que os "recos" são os estagiários - bombeiros 3ª recém promovidos, que são bombeiros com 1 ano de casa, e já se julgam os Supra-sumos desta história toda!! Muitas vezes simplesmente porque tem um "canudo"! Jovens Bombeiros... nem com o "canudo" a fazer vento, uma fogueira, vocês (certos bombeiros) tem categoria/competência/saber para apagar! 
Não pensem que, porque os Graduados, só tem 6º, 9º de escolaridade (outros menos), que são mais burros que vocês, e que tiveram de vir agora vocês (os heróis), ensinar Bombeiros com 20 e 30 anos de casa a combater Incêndios, quando vocês próprios na realidade, não sabem sequer o que é um Incêndio "a sério"... dos que fazem comer lume... a unica coisa que apanharam ainda, na vossa curta carreira de bombeiros, foi fogueiras, ou Fogos (lembrando-me agora da Definição e Diferença entre um Incêndio e um Fogo).

Reservem-se a vossa ignorância, e, insignificância dentro dos vossos CB's, tenham humildade, e aprendam com os Velhos Burros (Os Bombeiros que em tanto já dignificaram um CB), os incompetentes, a ser Bombeiros, e a envergar a farda que vocês usam! Não se esquecendo nunca, que;

A Farda Deve Andar Tão Limpa como a Consciência; Quem a traz Suja, não pode nem Deve ser BOMBEIRO!!

A Nivel de Formação,
existem também, meninos desses, que já querem ser os maiores, e fazer as formações todas! E atenção, refira-se com isto, que eu sou apologista a que todos os Bombeiros devem ter o máximo de Formações, mas... cada macaco no seu galho, escusam de andar a criar histórias, enredos, coisas de cachopos, falar mal do Bombeiro A ou B (sendo graduado ou não), dando-se à estupidez de negar as aparências, e chegar ao ponto de questionar a competência deles! Por exemplo, um Formador Externo da ENB,... em quantos quartéis, não existem "maçaricos", Bombeiros que ainda não largaram as fraldas, mas que questionam a competência de um Formador, chegando ao ponto de afirmar que eles próprios tem mais competência que um Formador com, por exemplo, 15 anos de Formador??

Porquê, só porque tem CAP, e tiraram um canudo?? Os outros são Burros??
Meus jovens Bombeiros de fraldas, vocês tem o CAP, mas esquecem-se do resto, e iludem-se a vocês, e iludem os estúpidos que caiem nas vossas conversas!

Vocês tem, 1 ano de casa, quantos anos necessitam para poderem ingressar o Concurso de Promoção ao Posto Imediato??
Pois, e depende da nota final que tiveram na promoção a 3ª!! Quando muitos de vocês, muitas vezes até passam, porque tem força de vontade, só!! Empurrão daqui, empurrão dali, e prontos... o minimo é 9,5, dá-se-lhe 9,8!! Porque se calhar, se fossem bem espremidos, como eram á 15 anos atrás, vocês não tinham, nem aptidão, nem robustez física, nem reuniam as condições necessárias para ingressar um CB. Afinal, quem são os Burros?? Vocês, ou os "velhinhos"??

Pois é, embora vocês se iludam, e tentem iludir os outros, para que saibam, seja qual for a área especifica de formação, para serem Formadores Externos da ENB, tem de ser no mínimo Bombeiro de 2ª, e muito bem feito, já a pensar nos "pintas"... os "bombeiros de fraldas"!... entre outros requisitos, os quais poderão consultar no site da ENB, ou então, pedir ao vosso Comandante que vos facilite essa informação!

Peço que não misturem tudo o que eu vos digo, tal como me faço perceber, estes conselhos são Única e Exclusivamente, para certos bombeiros, que entraram para um CB do nada, e acabam uma escola e são os maiores, não respeitando sequer, outros elementos da mesma escola deles, com 5 e 7 e 10 e ,às vezes mais, anos de casa, que ao contrário deles, sabem e já sentiram na realidade o que é Ser Bombeiro!!! Deixando Aqui, Publicamente o meu Louvor a todos os Outros Bombeiros!! (esses sem fraldas)

Lembrem-se de um conselho que vos dou;
Nos bombeiros, subam sempre, um degrau de cada vez, sempre seguidinhos, certinhos... degrau a degrau... Não queiram dar passos maiores que as pernas, porque... antecipam-se... começam a subir, dois em dois degraus, cinco em cinco degraus... e quando pensam que são os "maiores"... que estão a chegar lá cima... Ups... Desequilibro... e vem pela escada abaixo... sendo maior o trambolhão que o resto...

Um Bem Haja a todos,
e Votos de Um Bom Fim-de-Semana,

Marco Francisco

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 18:38


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728




Tags

mais tags