Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 23.01.13

Autarcas criticam falhas na rede nacional de emergência e segurança

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Norte considera “inadmissível” a falha nas redes de comunicações fixas e móveis na sequência do temporal de sábado passado. João Gomes Marques defende que “terá de haver alternativas para que situações destas não voltem a acontecer”.

O autarca social-democrata, que preside à Câmara Municipal de Pedrógão Grande, reconhece que a quebra de comunicações deixou os concelhos isolados e sem possibilidade de coordenar as operações de socorro com os bombeiros. “Nem para o 112 conseguíamos telefonar”, frisa João Marques, realçando que o próprio Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança – SIRESP – “não funcionou”, obrigando os bombeiros a recorrerem a equipamentos antigos para conseguirem contactos.

Por outro lado, o presidente da câmara diz-se “espantado” com a falta de ligações através de redes móveis, que, “na falha de comunicações fixas e de dados, deveriam funcionar, e isso não aconteceu”.

Uma opinião corroborada também pelo autarca de Ansião, também na zona Norte do distrito de Leiria. Rui Rocha, que preside, também, à associação humanitária dos bombeiros voluntários local, afirma ser “impensável” que o sistema SIRESP tenha estado inoperacional durante algum tempo. Assim como as restantes redes de comunicações, fixas e móveis.

Na tarde de segunda-feira, Rui Rocha lamentou que, enquanto responsável máximo da protecção civil municipal, ainda não tenha sido contactado por nenhum serviço da administração central, sobre o que aconteceu no concelho.

Também o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Narciso Mota, critica as falhas verificadas na Rede Nacional de Emergência e Segurança, ao mesmo tempo em que “a falta de redes móveis impossibilitou as comunicações de emergência”.

Por outro lado, os três autarcas referem que o “maior problema” se coloca ao nível da EDP, já que a falta de abastecimento de energia eléctrica “está a paralisar alguma da actividade económica” e a pôr em causa o funcionamento de instituições, lares de idosos e escolas, além do fornecimento de água, o que já obrigou as autarquias a recorrer ao aluguer de geradores de energia.Narciso Mota está mesmo a preparar uma posição pública sobre a capacidade de resposta da EDP em situações de emergência como aquela que está a acontecer.


por

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:03



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2013

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags