Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 12.07.12

Bombeiros de Sacavém amarram-se ao quartel [C/Videos]

Os Bombeiros Voluntários de Sacavém concentraram-se nesta quarta-feira, por volta das 19h, nas imediações do quartel. De acordo com o subchefe Luís Rocha, o protesto reuniu cerca de 30 bombeiros que acusam a actual direcção de "ingerência na área operacional".

"Não faz sentido estarmos ao serviço quando não o desempenhamos de forma correcta", afirma Luís Rocha, sublinhando que a corporação está sem comandante. "Nos últimos cinco anos já tivemos oito pessoas no cargo e a última demitiu-se há cerca de quatro semanas". A direcção, porém, desmente: "Nos últimos cinco anos demitiram-se dois comandantes", diz o presidente, António Pedro, acrescentando que a substituição será feita "em breve".

Na madrugada de segunda-feira mais de metade dos 90 efectivos da corporação entregou no quartel os equipamentos de combate a incêndios. Durante a concentração de ontem à tarde acorrentaram-se ao edifício. "Este é um grito de socorro porque vamos apelar ao poder local, aos sócios, ao presidente da câmara e a todas as pessoas em geral", afirma Luís Rocha.

Os bombeiros estão a recolher assinaturas para convocar uma assembleia geral extraordinária e antecipar as eleições, que estão marcadas para daqui a nove meses. O protesto começou a 26 de Junho, com uma greve, e os bombeiros dizem que só voltam ao serviço com novos dirigentes. Até lá, a direcção garante que o socorro à população não está em causa.

O presidente da direcção recusa demitir-se porque, afirma, ainda não lhe foi dado "um único motivo objectivo e válido" para o protesto. "Consideramos que este movimento tem origem num grupo restrito de bombeiros, que estará interessado em tomar de assalto o comando", sustenta. Luís Rocha diz que a direcção "ameaça quem está neste regime de permanência", mas António Pedro garante que os manifestantes serão tratados "sem perseguições ou retaliações".

Notícia substituída às 9h30 de 12 de Julho: Substitui texto da Lusa por notícia própria

fonte: Público

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 13:23


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags