Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 14.11.12

Substituição de bombeiros no aeroporto de Lisboa põe em causa segurança

O Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos acusou hoje a administração da ANA-Aeroportos de colocar em causa a segurança de pessoas e bens do aeroporto da Portela na sequência da deslocação de bombeiros de Faro para Lisboa.


Segundo o sindicato, o conselho de administração da ANA deslocou para o aeroporto da Portela, em Lisboa, 10 bombeiros da empresa Consulsado para dar assistência aos voos e garantir os serviços mínimos.

“A ANA fez deslocar de Faro trabalhadores de uma empresa privada para vir a Lisboa, uma vez que os da Portela, os Sapadores, tinham emitido um pré-aviso de greve”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aviação e Aeroportos (SITAVA), José Simão.

Este procedimento "põe em causa a segurança de pessoas e bens", uma vez que estes bombeiros estão preparados para agir no aeroporto de Faro e não no de Lisboa.

“Não estamos a falar de quaisquer bombeiros, com o devido respeito por todos. Todas as aeronaves têm de ter o apoio destes bombeiros, sem os quais não podem ser realizadas partidas e chegadas. Estes bombeiros têm de conhecer o aeroporto e os seus planos de emergência”, lembrou o sindicalista.

José Simão explicou que estes bombeiros têm um treino muito rigoroso, demorando a sua integração nos aeroportos cerca de 3 meses.

No entender do presidente do SITAVA, esta situação viola a lei da greve, por um lado, e, por outro, põe em causa a segurança de pessoas e bens, uma vez que os bombeiros de Faro não têm condições de treino para o aeroporto da Portela.

Além disso, salientou, “alguns destes bombeiros que foram deslocados saíram de um turno à meia-noite e vieram para Lisboa, o que representa também uma violação do horário de trabalho e dos seus descansos numa profissão de alto risco onde têm de estar com todos os sentidos alerta”.

O SITAVA acusa ainda a ANA de “pôr em causa” a adesão à greve dos Sapadores de Bombeiros de Lisboa.

José Simão adiantou ainda à Lusa que já denunciou esta situação ao INAC - Autoridade Aeroportuária.

De acordo com a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais e o Sindicato Nacional de Bombeiros Profissionais, as entidades foram alertadas na terça-feira, pelos seus associados, da decisão de deslocar bombeiros de Faro para Lisboa, caso os Bombeiros Sapadores de Lisboa, pertencentes ao destacamento do aeroporto de Lisboa, fizessem greve.

O sindicato e a associação condenaram esta atitude da ANA, considerando que o procedimento “vai contra a lei e prejudica o direito à greve”.

“Se a ANA não está de acordo com o pré-aviso de greve, essa situação deveria ter sido discutida e salvaguardada na negociação dos serviços mínimos”, referiram as duas entidades em comunicado.

Contactada pela Lusa, a ANA – Aeroportos remeteu eventuais comentários para mais tarde.

Fonte: Diário Digital com Lusa

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 22:51



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags