O município de São Brás de Alportel vai assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil (1 de março) com um conjunto de atividades de informação e sensibilização dirigidas à população, sobre esta matéria da maior importância, para a segurança e bem-estar dos cidadãos.
Desde o passado dia 27 de fevereiro e até 16 de março, o gabinete municipal de Proteção Civil e Defesa das Florestas, em parceria com as restantes entidades que compõem a comissão municipal de Proteção Civil, leva a cabo diversas ações de sensibilização e exercícios de evacuação.
As comemorações tiveram início no início da semana, dia 27, com exercícios de evacuação nas escolas e jardins de infância do município e formações dirigidas aos colaboradores autárquicos, que prosseguem ao longo destas semanas, juntando-se a diversas ações de evacuação de edifícios escolares e formações ao nível do combate a incêndios, mediante o uso de extintores.
Amanhã, dia 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, entre as 9:30 horas e as 16:00, a zona exterior ao mercado municipal torna-se palco de uma demonstração da ação dos diversos agentes de proteção civil, nomeadamente Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, Autoridade Nacional de Proteção Civil, gabinete municipal de Proteção Civil, GNR (com demonstrações da equipa cinotécnica e a viatura «Escola Segura»), Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, centro de saúde local (Unidade Móvel de Saúde) e ainda os sapadores florestais da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão.
Esta ação mantém-se no espaço exterior do mercado municipal, nas manhãs dos dias 2 e 3, sexta-feira e sábado, com a presença do gabinete municipal de Proteção Civil e bombeiros voluntários.
Nos dias 5, 6 e 7, terão lugar diversos workshops interativos dirigidos à população escolar e destinados a informar sobre medidas de prevenção em casos de emergência, ações que prosseguem durante a tarde de dia 8 com exercícios de evacuação nas escolas do município.
No dia 9, o Cine-Teatro São Brás acolhe a conferência intermunicipal «Sismo 1755 – e se fosse hoje?», o ponto alto de todo este programa, numa organização conjunta da câmaras municipais de São Brás de Alportel e Loulé, contando com diversas e interessantes intervenções sobre este tema, que procura avaliar as consequências de um novo sismo da mesma magnitude a ocorrer no Algarve.
Dia 10, entre as 9:00 e as 13:00, decorrerá no quartel dos bombeiros voluntários são-brasenses uma ação de formação sobre «Sensibilização em combate a incêndios com extintores», destinada à população em geral.
Um exercício de evacuação em caso de incêndio, a realizar no edifício da junta de freguesia de São Brás de Alportel, pelas 16:00, do dia 16, encerra as comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil no concelho.
fonte: DiárioOnline