Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 16.03.12

Boticas – Fernando Queiroga vai liderar Federação Distrital de Bombeiros

Fernando Queiroga
O vice-presidente da Câmara Municipal de Boticas e actual dirigente dos soldados da paz do concelho, Fernando Queiroga, é candidato único à presidência da Federação Distrital de Bombeiros de Vila Real, que reúne 26 associações de voluntários. Eleições decorrem no próximo dia 26 de Março.

Já foi bombeiro e aceitou o desafio por conhecimento da causa e “gosto pessoal”. Fernando Queiroga, vice-presidente da Câmara Municipal de Boticas e actual presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do concelho, é candidato único à presidência da Federação Distrital de Bombeiros de Vila Real, cujas eleições irão realizar-se no próximo dia 26 de Março, em Vidago.

Face à intenção expressa de Alfredo Almeida em não se recandidatar ao cargo após o exercício de três mandatos, Fernando Queiroga, que é também responsável pela Protecção Civil do concelho de Boticas, foi incentivado a avançar com uma lista, que tem como característica a abrangência e representação das 26 corporações do distrito, desde o Barroso ao Alto Douro. Na vice-presidência da Federação, estará o comandante dos Bombeiros de Murça, Joaquim Teixeira.

“É um grande desafio porque os bombeiros estão a passar por um mau bocado”, admite Fernando Queiroga, convicto que a experiência nos Bombeiros de Boticas e o conhecimento do terreno o ajudarão a desempenhar as novas funções. Como objectivo primordial da Federação Distrital, o responsável destaca a concertação de posições relativas aos interesses dos bombeiros de modo a fazer chegar as suas reivindicações à Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) e ao Governo. Nas eleições para a presidência da LBP, Fernando Queiroga apoiou a candidatura de Jaime Soares, que viria a ser eleito, e cujo contacto facilitado poderá ser uma “mais valia para as associações do distrito”.

Voz activa e mais subsídios na lista de prioridades

Na lista de prioridades de Fernando Queiroga, está a garantia dos mesmos direitos a todas as associações e um meio para que sejam ouvidas pelas entidades decisoras. “A minha prioridade será que as associações do distrito de Vila Real tenham uma voz activa. […] Na tomada de decisões do Governo relativas aos bombeiros, que tudo seja equacionado para que sejam atendidas as necessidades básicas das corporações”, avançou o futuro líder da Federação Distrital.

Contudo, Fernando Queiroga não espera facilidades. Em cima da mesa, estarão questões como os subsídios, “insuficientes” para garantir a sustentabilidade da actividade dos soldados da paz – agora agravada pelos gastos com a época antecipada e anormal de incêndios que não foi contemplada com nenhuma verba extraordinária –, bem como o decréscimo do transporte de doentes não urgentes devido ao corte nas compartições aos utentes. Sobre esta matéria, cujo novo acordo com o Ministério da Saúde deverá ser alcançado esta sexta-feira, Fernando Queiroga nota que “o próprio Ministério exigiu-nos o apetrechamento das ambulâncias e, de uma hora para a outra, esquece tudo o que está feito e vai para novas modalidades, como o transporte por particulares”. Sem adiantar nomes, o responsável aponta que “há associações no distrito a passar por dificuldades severas. Já despediram pessoas e estão na iminência de fechar portas”.

De resto, ao retirar os “poucos benefícios que os bombeiros tinham”, como a isenção das taxas moderadoras, torna-se mais difícil incentivar o voluntariado para a próxima época de incêndios florestais, confessa o futuro líder da Federação, acrescentando que “é um trabalho árduo que se me depara pela frente porque já tenho conhecimento [destes problemas] sem ainda ter auscultado as associações todas”. Do legado da direcção anterior, Fernando Queiroga afirma que “se não fez mais, foi porque foi humanamente impossível. A herança vai ser pesada porque fizeram um excelente trabalho e espero estar ao nível dos anteriores colegas”.

por Sandra Pereira
fonte: Diário Actual

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 15:11



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031




Tags

mais tags