Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 03.09.12

PONTO SITUAÇÃO INCÊNDIOS FLORESTAIS - 03 DE SETEMBRO DE 2012 | 12:00


PONTO SITUAÇÃO INCÊNDIOS FLORESTAIS

QUADRO METEOROLOGICO
De acordo com a informação atualizada, prevê-se até dia 06 de Setembro a manutenção de valores de humidade relativa para valores abaixo dos 20%, associada a vento de Nordeste quente e seco e moderado a forte com intensidades que podem ser da ordem dos 40km/h nas terras altas, com subida dos valores de temperatura máxima superiores a 30ºC sendo que estas condições são transversais a todo o território continental, inclusive o litoral, e altamente propícias à propagação de incêndios florestais.

SITUAÇÃO OPERACIONAL
Durante o dia de ontem registaram-se em Portugal Continental 324 incêndios florestais que obrigaram ao empenhamento de 7.915 operacionais e 2.146 veículos e 86 missões aéreas. Neste momento encontram-se ativos 9 incêndios que mobilizam 1.711 operacionais, 489 veículos e 13 meios aéreos sendo os mais complexos os incêndios:
Distrito de Santarém, concelho Ourém, freguesia, Ribeira do Fárrio, local da Mata, 504 operacionais, 151 veículos, 4 m. aéreos
Distrito de Coimbra, concelho Tábua, freguesia Carapinha, local Carapinha, 312 operacionais, 83 veículos, 5 m.aéreos
Distrito de Aveiro, concelho Águeda, freguesia, Valongo do Vouga, local Salgueiro, 221 operacionais, 64 veículos, 3 m.aéreos
Distrito de Santarém, concelho Tomar, freguesia Serra, local Serra, 153 operacionais, 41 veículos, 1 m.aéreo.
No conjunto dos incêndios em curso ou em fase de resolução encontram-se neste momento empenhados um total de 17 grupos de reforço (442 bombeiros e 136 veículos), 7 pelotões militares (147 militares), duas máquinas de rasto do exército, 1 helicóptero e um avião da Força Aérea Portuguesa para ações de coordenação aérea e apoio à decisão.
Face à atual situação operacional, Portugal, através da Autoridade Nacional de Protecção Civil irá solicitar apoio ao Mecanismo Europeu de Protecção Civil.

MEDIDAS OPERACIONAIS DE ANTECIPAÇÃO
Em função da evolução da situação operacional e do quadro meteorológico presente foram tomadas logo no dia 30 de Agosto as seguintes medidas de operacionais de antecipação:

A elaboração de 2 comunicados operacionais contendo um conjunto de medidas operacionais de antecipação.
Acionamento do Estado de Alerta Especial do SIOPS para o DECIF, no nível AMARELO, entre as 08 horas de 31 de Agosto e as 20 horas do dia 06 de Setembro:
  1. Elevado para, os distritos de Santarém, Coimbra e Viseu, face necessidade de incrementar o estado de prontidão das forças integrantes do DECIF, o estado de alerta para o nível LARANJA, até ao dia 04 de Setembro.
  2. A formatação de 3 Companhias a 3 Grupos de Reforço para Incêndios Florestais (GRIF) por Agrupamento de Forças, num total de 09 Grupos/234 bombeiros, aumentando a prontidão da resposta;
  3. A passagem do Plano Lira das Forças Armadas para o Estado de Alerta Especial no seu Nível Amarelo e do Plano Operacional Nacional para PN da Peneda Gerês;
  4. O pré-posicionamento de Grupos de Reforço Ligeiro da Força Especial de Bombeiros e do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR respetivamente em Proença-a-Nova e Faro.
  5. Um reforço do dispositivo de meios aéreos de ataque inicial nos distritos de Leiria e Santarém com base no dispositivo existente.

MEDIDAS PREVENTIVAS
Perante este cenário apela uma vez mais a Autoridade Nacional de Protecção Civil a todos os cidadãos, a não utilização do fogo nos espaços rurais, por via da:
  • Realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos;
  • Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
  • Queima matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
  • Do lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
  • Realização de lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
  • Da fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.


A prevenção começa em cada um de nós.
 
Autoridade Nacional de Protecção Civil 
www.prociv.pt

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 18:28



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2012

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30




Tags

mais tags