"Ai meu Deus que o incêndio ainda vai chegar às casas", gritavam desesperadas algumas mulheres perante a frente de incêndio que pelas 14 horas, desta quinta-feira atingiu uma zona de mato em Sanfins, Santa maria da Feira, e esteve próximo de algumas habitações. Veja o vídeo.
O incêndio rapidamente atingiu proporções consideráveis numa que se encontrava por limpar e ocupado maioritariamente por pinheiro e eucalipto com uma frente do incêndio a dirigir-se em direcção às habitações.
Os moradores corriam de um lado para o outro assustados com as chamas e o fumo intenso que era visível em vários concelhos vizinhos e que no local assumia um cenário dantesco. Havia até quem pegasse em pequenas mangueiras e por antecipação começasse a molhar as zonas junto ao pinhal. "O Manel isso não vai ajudar nada", gritava um vizinho para o outro que se encontrava com a mangueira de jardim.
Mas a existência de um armazém com produtos químicos altamente inflamáveis (Quimifeira), na Carvalhosa, foi uma das situações que mais acabaria por preocupar bombeiros e população. A deslocação de meios para aquela frente de incêndio, incluindo um helicóptero, acabariam por colocar a salvo o referido armazém.
A luta às chamas prolongou-se até às 18 horas. E já depois de extinto foi montada vigilância activa que iria durar até de madrugada para evitar reacendimentos.
Estiveram no local 48 homens da Feira, S. João da Madeira, Ovar, Esmoriz, Estarreja, Murtosa e Aveiro Novos.