 |
Rui Miguel Pedrosa |
O número de incêndios registado na última quarta-feira chegou aos 333, tendo sido este o dia em que houve mais fogos em Portugal durante o mês de Março, divulgou nesta quinta-feira a Autoridade Nacional da Protecção Civil.
De acordo com a Protecção Civil, nos últimos cinco dias registaram-se tantos fogos como em todo o mês de Março de 2011, sendo que a contabilidade deste mês já soma quase 4 mil incêndios (3.974).
Desde o início do ano já deflagram cerca de cinco mil incêndios florestais, segundo a ANPC.
Os próximos dias continuarão a ser de tempo quente e seco, de acordo com informações divulgadas esta quinta-feira pelo Instituto de Meteorologia, que avisa tratarem-se de "condições favoráveis à progressão de eventuais incêndios florestais".
Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil accionou o Alerta Azul de incêndios florestais em 10 distritos. Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu são os distritos que estão, desde as 14h00 de quarta-feira e até sábado, em Alerta Azul, o estado de prevenção mais baixo de uma escala de quatro.
A ANPC recomenda a "adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adopção das necessárias medidas de prevenção e precaução".
fonte: CM