Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Domingo, 22.07.12

A realidade das chefias aos olhos da base

Depois de tanto fogo, depois de tantas horas de angústia entre o colega que se aleijou, o carro que capotou e infelizmente a camarada que faleceu, não aguentei e apetece-me saltar a minha raiva interior.
O alvo é simples... Sr's Imobilistas, Velhos do Restelo e Feudalistas do Sistema de Comando Operacional. Anos de comando, anos de coordenação, experiência ali, aqui e acolá.
Não resisto a dizer-vos que é graças a pessoas como vós que jovens como eu e muitos estamos fartinhos até ao osso das vossas novelas de Bombeiros, no fundo vocês lutam por vocês e não por nós, lutam por um lugar no vosso estrelato da descoordenação, fomentando nas estruturas imediatamente inferiores a confusão, a rebelião, a chatisse, a intriga e a mesquinhez.
No fundo interessa, vocês são os melhores e têm os melhores Bombeiros do mundo, em todos os aniversários dos Vossos GRANDES, ENORMES Corpos de Bombeiros, ouço o mesmo... a mesma lenga lenga motivacional da treta, para o ano inteiro andarem a lixar aqueles que realmente são bons e que para vós contituem uma séria ameaça!
Mas isto é como tudo e uma pequena vila feudal, com um lider verdadeiramente feudal, mais cedo ou mais tarde acaba mal... Mata aqui e ali, ou melhor, isento de coragem manda matar... mata e mata e mata, protege os mais velhos, ficam os velhos, os leais, os sempre presentes. Vem a altura em que é necessário semear os terrenos da vila feudal e quando se olha para trás nenhum está disponível para cavar. Já lhe doiem as cruzes... Matou-se o jovem porque tinha opinião, o outro porque estudava latim, o outro porque se davam com o que tinha opinião e um grupo deles porque até gostava de também em conjunto Estudar Latim.
Enfim os tempos não mudaram e o feudalismo apesar de encaputado está presente. Somos a geração de bombeiros mais bem formada em Portugal e isso incomoda gentes e estruturas, abana-as da forma como estão organizadas, hoje temos elementos de comando novos, cheios de capacidade, com vontade e determinação. Com sabedoria, conhecimento e organização, são eles capazes de fazer mais e melhor do que alguma vez foi feito. Eles dominam o Sitac, os utensilios gráficos, realizam o FLOMA como ninguém... "MAS ESTA NA ALTURA É DE SILÊNCIA-LO... Está a voar alto, mais alto que os Sr's Feudais e se ele resolve eu saio de cena"...
Esta é a mentalidade que se vem repercutir mais abaixo na estrutura entre chefes e Bombeiros e os putos...
Os putos cada vez se identificam menos com a palhaçada de serem enxovalhados por tipos que não conseguem dizer batata três vezes, quanto mais saberem o que é e como se faz um POSIT... Porque até as coordenadas tem de ser o puto a dar que não se pesca nada do SIRESP.
Infelizmente assisto à desmotivação de jovens bons, muito bons, futuros grandes bombeiros e já me enfio no saco...

Fartinho disto...

Nuno Tiago Simões

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:08


9 comentários

De Rui Fidalgo a 29.09.2013 às 21:10

Caros amigos, sou Subchefe nos Bombeiros dos Carvalhos e concordo com vocês em alguns dos aspetos que aqui referiram. É verdade já me posso considerar da velha guarda pois são 20 anos a fazer e bem o mesmo que vocês. No entanto sinto-me na obrigação de deixar aqui o meu comentário relativamente ao que escreveram, sim é verdade existem Chefias que não dão valor aos bombeiros menos graduados usam a teoria do quero posso e mando, sim é verdade existem elementos de Comando que não dão valor aos menos graduados, usam a teoria do quero posso e mando, sim é verdade existem Oficiais Bombeiros que não dão valor aos menos graduados, usam a teoria do quero posso e mando, sim é verdade que os Bombeiros hoje estão mais bem preparados mas não é menos verdade que hoje existem equipamentos e ferramentas para trabalhar que há 20 anos não tinhamos. Sim é verdade que algumas Chefias não quiseram evoluir, elementos de Comando e dos NOVOS também, que não têm preparação Moral e Social para lidar com os seus Homens e Mulheres os Oficiais são mais recentes mas não menos culpados. Mas não podem julgar todos pela mesma tabela, pois existem na minha e nas outras corporações Elementos de Comando, Oficiais e Chefias que tratam os Menos Graduados com dignidade, que ouvem a sua opinião, que dão valor ao seu trabalho e empenho, que sabem não serem bem-sucedidos sem os MENOS GRADUADOS. Portanto sugiro que respeitam os Mais Graduados para que eles vos Possam RESPEITAR, deixem lá a teoria de que sabem mais porque ainda existem MAIS GRADUADOS capazes de vos passar as palhetas. Nós somos uma família devemos conviver sem estas guerras de GERAÇÔES pois não levam a nada a não ser o mal-estar Geral, os mais velhos trabalharam com condições que vocês nunca conhecerão e continuam a trabalhar com as condições que vocês têm hoje, afinal de contas quem é que são os bons? Eu digo Nem uns Nem outros, somos todos nós porque andamos todos ao mesmo, estamos juntos por uma boa causa, pela defesa de bens humanos e materiais quíça dos nossos familiares, amigos e vizinhos ou de um simples desconhecido. Mas no entanto a causa é JUSTA e SOLIDÁRIA. Um grande BEM-HAJA a todos os BOMBEIROS E BOMBEIRAS deste vosso amigo. Rui Fidalgo.

De francisco rodrigues a 07.10.2013 às 20:05

Caro companheiro Rui fidalgo,Só tenho um comentário a fazer -lhe:
Ricas palavras; estou plenamente de acordo com o seu comentário. É sem dúvida a veracidade dos factos.
Abraço

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags