Homem estava num navio cruzeiro que navegava ao largo da costa portuguesa
Um cidadão britânico com uma infeção respiratória foi, esta quarta-feira, retirado de urgência por um helicóptero da Força Aérea de um navio de cruzeiro que navegava ao largo da costa portuguesa, sendo depois transportado para o Hospital de Santa Maria.
De acordo com um comunicado da Marinha, o navio «Balmoral» encontrava-se a navegar a 45 milhas do Cabo Mondego quando lançou o pedido de ajuda, por um passageiro de nacionalidade inglesa apresentar sintomas de infeção respiratória.
O pedido de assistência médica foi recebido às 16:20 pelo Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa, que assumiu a coordenação das operações.
O comunicado refere que, «após a avaliação médica realizada pelo CODU-MAR [Centro de Orientação de Doentes Urgentes] do INEM», foi decidido retirar o passageiro do «Balmoral» e transportá-lo para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Para tal foi necessário recorrer a um helicóptero EH 101 da Força Aérea Portuguesa, que retirou o passageiro do navio por volta das 21:00.
O doente foi acompanhado pela mulher no helicóptero e posteriormente numa ambulância do INEM, com destino ao hospital.