Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 11.08.11

Calor: Temperaturas Altas Levam ANPC e DGS a Deixar Recomendações à População

O aumento generalizado das temperaturas levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a determinar a passagem para o nível amarelo, até ao dia de amanhã, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais e a Direcção Geral de Saúde (DGS) a recomendar a não exposição ao sol, entre as 11.00 horas e as 17 horas.

As previsões disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM) para os próximos dias apontam para o aumento generalizado das temperaturas máximas e mínimas, a diminuição acentuada da humidade relativa para patamares abaixo dos 30 por cento e a permanência de um corrente de vento fraca do quadrante Leste. Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou a passagem para o nível amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, até sexta-feira, para todos os distritos do território Continental.

Assim, a ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução e informa que, de acordo com a lei em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível elevado não é permitido(a):
  • A realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos;

  • Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;

  • Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

  • O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

  • Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

  • A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Por sua vez, a Direcção Geral de Saúde (DGS) recomenda a não exposição ao sol, entre as 11.00 horas e as 17.00 horas, principalmente na praia, e deixa alguns cuidados que a população em geral deve ter em conta para estes dias de temperaturas acima da média:
  • A população em geral deverá "aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitando as bebidas alcoólicas", assim como "evitar actividades que exijam esforços físicos", permanecendo em ambientes frescos, lê-se nas recomendações da DGS.

  •  Recomenda-se também a utilização de roupa solta, opaca, cobrindo a maior parte do corpo, chapéu, óculos de sol com protecção contra radiação ultravioleta, cujos níveis estão igualmente muito elevados, e protector solar com factor igual ou superior a 30.

  • "A utilização das praias e piscinas apenas deverá ocorrer antes das 11h00 ou após as 17h00, renovando a aplicação de protector solar de duas em duas horas e após os banhos", refere a DGS, acrescentando que "as crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar e deve-se evitar a exposição directa de crianças com menos de três anos".

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:58


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags