O aumento generalizado das temperaturas levou a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) a determinar a passagem para o nível amarelo, até ao dia de amanhã, do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais e a Direcção Geral de Saúde (DGS) a recomendar a não exposição ao sol, entre as 11.00 horas e as 17 horas.
As previsões disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia (IM) para os próximos dias apontam para o aumento generalizado das temperaturas máximas e mínimas, a diminuição acentuada da humidade relativa para patamares abaixo dos 30 por cento e a permanência de um corrente de vento fraca do quadrante Leste. Face a estas previsões, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) determinou a passagem para o nível amarelo do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais, até sexta-feira, para todos os distritos do território Continental.
Assim, a ANPC recomenda à população a tomada das necessárias medidas de prevenção e precaução e informa que, de acordo com a lei em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível elevado não é permitido(a):
- A realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos;
- Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;
- Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;
- O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
- Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;
- A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Por sua vez, a Direcção Geral de Saúde (DGS) recomenda a não exposição ao sol, entre as 11.00 horas e as 17.00 horas, principalmente na praia, e deixa alguns cuidados que a população em geral deve ter em conta para estes dias de temperaturas acima da média:
- A população em geral deverá "aumentar a ingestão de água ou de sumos de fruta natural sem adição de açúcar, evitando as bebidas alcoólicas", assim como "evitar actividades que exijam esforços físicos", permanecendo em ambientes frescos, lê-se nas recomendações da DGS.
- Recomenda-se também a utilização de roupa solta, opaca, cobrindo a maior parte do corpo, chapéu, óculos de sol com protecção contra radiação ultravioleta, cujos níveis estão igualmente muito elevados, e protector solar com factor igual ou superior a 30.
- "A utilização das praias e piscinas apenas deverá ocorrer antes das 11h00 ou após as 17h00, renovando a aplicação de protector solar de duas em duas horas e após os banhos", refere a DGS, acrescentando que "as crianças com menos de seis meses não devem ser sujeitas a exposição solar e deve-se evitar a exposição directa de crianças com menos de três anos".