Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 27.01.11

Coimbra: EDP e Bombeiros Simulam Acidente em Cabos de Alta Tensão

Simulação de resgate ocorreu na zona de Antanhol
O resgate de dois profissionais que operavam em cabos eléctricos de alta tensão foi esta quinta-feira simulado na zona de Antanhol, perto de Coimbra, por elementos da EDP e da Companhia de Bombeiros Sapadores daquela cidade (CBSC).

Os dois trabalhadores envolvidos no suposto acidente procediam à instalação de sinalizadores para a avifauna -- vulgarmente conhecidos por "espanta pássaros" - nos condutores da linha de alta tensão Santa Clara- Vila Robim II, com "recurso à utilização de uma bicicleta para a sua deslocação" nos próprios cabos.

"Acometido por doença súbita" quando procedia à operação, um dos profissionais "perdeu os sentidos, mas foi rapidamente socorrido por colegas" da equipa da EDP Distribuição ali deslocada e que ele integrava.

Enquanto aquele trabalhador era resgatado e assistido no solo pelos companheiros, um segundo profissional, que também operava no condutor, ao aperceber-se do que tinha sucedido ao colega, "ficou paralisado".

A segunda vítima foi igualmente resgatada e assistida no solo, mas já por bombeiros da CBSC, entretanto chamados ao local por um dos funcionários da EDP ali em serviço.

O simulacro foi "um sucesso" e os seus efeitos terão reflexos "muito positivos" num acidente deste tipo, disse, no final da operação, António Oliveira Chaleira, director de manutenção da EDP Distribuição, frisando, no entanto, que "acidentes como este são, felizmente, muito raros".

Estes "exercícios são fundamentais, sobretudo para tornar tão eficiente quanto possível a cooperação com os bombeiros", disse Oliveira Chaleira, pois, "não basta ter os meios, é preciso manter a máquina bem oleada".

É "muito importante a cooperação e troca de conhecimentos e experiências com os bombeiros", sublinhou, lembrando que a EDP investiu cerca de quatro milhões de euros em meios de segurança e na formação dos seus funcionários.

O comandante da CBSC, Avelino Dantas, também destacou a importância desta cooperação, notando que ainda não tinham "partilhado com a EDP este tipo de missões em linhas e postes de alta tensão".

Os bombeiros "seriam sempre capazes" de responder a uma situação como esta, mas actuando em cooperação com a EDP e os seus profissionais, a sua "capacidade de resposta melhora", afirmou Avelino Dantas, defendendo "esta partilha de conhecimentos e experiências" para "adaptar melhor as técnicas" às realidades.
 
in: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 16:32



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2011

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031




Tags

mais tags