Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 11.02.11

Bombeiros da Guarda Recebem Desfibrilhador Automático

O Corpo de Bombeiros da Guarda foi um dos 30 contemplados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)para receber um Desfibrilhador Automático Externo (DAE). A decisão surgiu no âmbito do alargamento do Programa de Desfibrilhação às Corporações de Bombeiros numa iniciativa que os responsáveis dos Bombeiros da Guarda dizem ser uma mais-valia tendo em conta o número que registaram de socorros a vítimas em paragem cárdio-respiratória.
“Salvar vidas com qualidade” é o objectivo dos profissionais dos Bombeiros Voluntários da Guarda, e por isso mesmo a satisfação foi evidente quando apresentaram, na passada quinta-feira, dia 3, o Desfibrilhador Automático que o INEM decidiu oferecer à Corporação.
É que, segundo Arminda Jorge, Médica e Oficial Corporação Bombeiros, em caso de ocorrência de paragem cárdio-respiratória o aparelho adquire uma grande importância, isto porque quando há esta ocorrência todas as células do corpo deixam de funcionar harmonicamente o que impossibilita a chegada de sangue a todos os órgãos do corpo. “A partir de 3 minutos de falta de do sangue começamos a ter lesões irreversíveis. O aparelho permite, ao dar choque, que haja um impulso eléctrico suficiente para que todas as células sejam ao mesmo tempo motivadas a funcionar de uma vez, para que o coração seja capaz de no momento assumir outra vez o controle”, explica a médica.
Numa situação em que todos os segundos contam “um aparelho destes é um elo de sobrevivência e se nós tivermos todos os elos a funcionar bem, maior é a probabilidade de recuperação”, acrescenta a profissional de saúde, e admite, “se chegarmos ao pé de um doente ao fim de oito, dez minutos de paragem a probabilidade de recuperação é quase nula”.
“Maior parte de paragens cardíacas acontecem fora do hospital”
Assim, e tendo em conta que “a maior parte das paragens cardíacas acontecem fora do hospital e ao acontecerem fora do hospital é preciso ter um acesso rápido a um aparelho destes”, Paulo Sequeira, Adjunto da Corporação de Bombeiros da Guarda, caracteriza este equipamento como uma verdadeira mais-valia para os bombeiros em geral e para os da Guarda em particular.
Ao todo são 30 os Desfibrilhadores entregues a 30 Corpos de Bombeiros do País. A selecção do corpo da Guarda é justificada, de acordo com Paulo Sequeira por “estar entre os corpos de bombeiros do País que tem mais serviços nesta área” mas também “teve a ver com motivos de estrutura e de eficácia dos serviços e também de termos pessoas profissionais do sector”, esclarece.
Oito tripulantes estão certificados para usar o desfibrilhador
O distrito já contava com quatro ambulâncias de suporte básico que têm Desfibrilhadores, mas são tripuladas e geridas pelo INEM. “Directamente pelos Bombeiros é esta a primeira do distrito a ter este tipo de equipamento”, anuncia Paulo Sequeira.
Esta medida surgiu no mês passado e vem no seguimento do “alargamento do Programa de Desfibrilhação Automática Externa aos corpos de emergência médica que estão espalhados pelo País e que estão nos Corpos de Bombeiros”.
Com 9500 serviços realizados por ano, o adjunto dos bombeiros da Guarda confessa, “ficámos, para bem do nosso distrito, com a primeira ambulância entregue a Bombeiros no distrito com este equipamento. Deviam ser mais, mas já é um bom começo.”.
A pensar em futuros socorros, os responsáveis informam, “estão oito elementos certificados pelo INEM para poder fazer uso deste equipamento. Neste momento temos mais 5 pessoas em processo de certificação o que vai dar um total de 13 pessoas habilitadas a fazer este tipo de intervenção”. Mais profissionais qualificados para salvar vidas com qualidade, tudo isto porque acreditam “devemos recuperar vidas o mais cedo possível de modo que fique com a mesma qualidade de vida que tinha antes de uma ocorrência”.

in: novaguarda

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:39



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Fevereiro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728




Tags

mais tags