Quinze concelhos de seis distritos de Portugal estão hoje em risco máximo de incêndio, sendo o distrito da Guarda o mais ameaçado, de acordo com o portal da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).
Os quinze concelhos em risco máximo pertencem aos distritos de Guarda (7), Viseu (2), Coimbra (2), Castelo Branco (2), Santarém (1) e Faro (1). Só o distrito de Lisboa não tem hoje concelhos com risco máximo ou muito elevado.
No sábado, a Autoridade Nacional de Protecção Civil registou 244 incêndios que foram combatidos por 2.775 operacionais, apoiados por 733 veículos e meios aéreos.
A mesma fonte precisa que desde as 00:00 deflagraram um total de 35 fogos, sendo que às 8:00 estava activo em todo o país apenas um incêndio de pequenas dimensões.
O risco de incêndio engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo".
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê para hoje céu pouco nublado ou limpo, aumentando gradualmente a nebulosidade no litoral oeste para o final do dia. O vento será em geral fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste, em especial durante a tarde.
Lisboa vai chegar aos 28 graus celsius, Porto aos 22 e Faro também aos 28.