Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quarta-feira, 10.10.12

Bombeiros de Viana do Castelo protestam

Cerca de 35 bombeiros municipais de Viana do Castelo entregaram esta terça-feira, na Câmara, os respectivos telemóveis de serviço protestando contra o "uso abusivo" da disponibilidade permanente a que dizem estar sujeitos.

"Os bombeiros entregaram os telemóveis e limitam-se a fazer os horários que estão estabelecidos. Se precisarem de nós [fora de serviço], têm que o fazer como antigamente, ou seja, tocam a sirene", afirmou Miguel Gramacho, um dos elementos daquele corpo profissional, tutelado pela Câmara Municipal.

O "mal-estar", afirmam estes profissionais, arrasta-se há vários meses e resulta, acrescentam, de uma "luta interna pelo poder".

Acrescentam que todos os contactos entre os representantes dos bombeiros e a Câmara, sobre estes problemas, resultaram, até agora, inconclusivos.

Durante o protesto desta tarde, que reuniu cerca de 35 bombeiros - de um corpo em funções com 44 elementos -, estes profissionais entregaram na autarquia uma resolução contestando o "procedimento abusivo levado a cabo pela Câmara Municipal", ao decidir deixar de pagar essas horas extraordinárias.

Segundo Miguel Gramacho, a Câmara decidiu que o subsídio atribuído pela disponibilidade permanente e obrigatória, à qual estes profissionais estão vinculados, "paga todo o serviço extraordinário" prestado quando são chamados em gozo de folgas ou sem estarem escalados para serviço.

"A partir de agora passaremos a vir ao toque da sirene. Escravos é que não somos, porque o que está em causa é trabalharmos de graça. Se não estou de serviço e sou chamado para vir socorrer as populações, apesar de estar na praia ou noutro sítio qualquer, o mínimo que têm de fazer é pagar-me", afirmou ainda o porta-voz dos bombeiros, com cerca de 25 anos de serviço na corporação. 
 
 
fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 09:42


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031




Tags

mais tags