Eram cerca das 22h00 (21h00 em Lisboa), de domingo, quando dois comboios circulando na mesma linha, na zona de Szczekociny (Polónia), colidiram, matando 16 pessoas e fazendo 58 feridos. Tomasz Ozimek, procurador do Ministério Público, adiantou hoje que o controlador de tráfego ferroviário que estava de serviço deve ser processado.
Estariam cerca de 350 pessoas divididas pelos dois comboios quando se deu o acidente, que fica para a história como o pior desastre ferroviário dos últimos 20 anos na Polónia.

De acordo com as declarações do procurador Ozimek, o acidente terá sido causado por erro humano, já que tudo indica que o controlador se terá enganado ao definir a rota dos comboios. Assim sendo, o homem, que ainda não foi identificado, deve ser acusado pelo acidente, apesar de não ter tido intenção de o provocar.
Conforme avança a Associated Press, o controlador ferroviário ainda não foi formalmente acusado porque se encontra em estado de choque e sob alçada médica.
Outro controlador que estava de serviço foi igualmente detido para interrogatório, apesar de, por enquanto, não estar acusado.