Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Domingo, 11.03.12

Temperaturas sobem ainda mais a partir de quarta-feira

Quem confundia as temperaturas deste final de Inverno com uma Primavera agradável ou até com um Verão muito antecipado talvez fique ainda mais baralhado a partir da próxima quarta-feira. O Instituto de Meteorologia prevê uma subida de dois a quatro graus das temperaturas máximas para as regiões Norte e Centro do país. O que significa que a meio da semana as temperaturas poderão chegar perto dos 30 graus em algumas zonas do país.


Neste domingo, Alvega (25,9º C), Setúbal e Tomar (25,6º), Monção e Alcácer do Sal (25,4º) foram os locais mais quentes, com temperaturas a rondar os 25 graus. Na zona de Lisboa, onde o mercúrio subiu até aos 23,4 graus centígrados, houve muita gente a aproveitar as temperaturas mais altas do que o costume para o mês de Março para dar um pulo até à praia. Em Carcavelos, por exemplo, o areal apresentava um número de pessoas pouco habitual para uma época de Inverno.

A meteorologista Maria João Frada disse ao PÚBLICO que é de esperar um aumento da temperatura máxima “de dois a quatro graus” a partir do meio desta semana. A amplitude de temperaturas (diferença entre a mínima e a máxima) deverá assim crescer, porque nas mínimas não deverá haver alterações. E chuva? “Nem vê-la”, acrescenta a mesma meteorologista.

O tempo vai assim continuar seco e relativamente quente, no território continental, com o Algarve e o Nordeste transmontano a serem as excepções. Neste domingo, a máxima em Faro foi de 17,6 graus, menos oito graus que Monção (25,6), por exemplo, na outra ponta do país.

Com este cenário, pode-se esperar um agravamento da situação de seca. Os dados do Instituto de Meteorologia relativos a 29 de Fevereiro indicavam que 32 por cento do território já se encontrava em seca extrema, e os restantes 68 por cento em seca severa. Duas semanas antes, apenas cinco por cento estava em seca extrema, 25 por cento em seca moderada e 70 por cento em seca severa.

Fonte: Público

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 22:11



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031




Tags

mais tags