“A importância dos bombeiros é inquestionável apesar de vivermos numa época mais egoísta”. A afirmação é do presidente da direcção dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, que falava no âmbito do Dia Nacional do Bombeiro que se assinala este domingo.
Fernando Biscainho disse ainda que a associação humanitária, que dirige, não tem sentido a crise no voluntariado e que os bombeiros de Portalegre são “um caso especial “ no país, pela forma como as pessoas olham e tratam os bombeiros.
Mais do que assinalar a data, segundo Fernando Biscainho, o Dia do Bombeiro pretende alertar a população para existência e prontidão dos voluntários na entrada de mais um verão e dar um “sinal” e um “toque de reunir” para os bombeiros, antes da campanha de fogos florestais que se avizinha.
Este domingo os bombeiros de Portalegre dão cumprimento à tradição e assinalam o Dia do Bombeiro com uma homenagem junto ao monumento ao Bombeiro, na Av. Das Forças Armadas a partir das 9h:30, de seguida celebra-se uma missa, na Sé Catedral, a cerimónia termina com uma romagem ao cemitério.
por Carla Aguiã
fonte: Rádio Portalegre