Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 07.04.11

Bombeiros: Coimbra Convidada a Apagar as 122 velas dos Voluntários

Conforme o DB já tinha anunciado há alguns dias atrás:

Quatro dias de homenagem ao esforço e à dedicação dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (BVC) ao longo de bem mais de um século de actividade. É este o objectivo da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra (AHBVC) ao comemorar, a partir de hoje e até ao próximo domingo, os 122 anos daquela corporação.
Uma vida cheia, com projectos que tardam em concretizar-se, mas também feita de «generosidade, dedicação e espírito de serviço» de homens e mulheres que «voluntária e gratuitamente» têm passado pelo quartel da Avenida Fernão de Magalhães, e que a direcção da AHBVC espera que sejam reconhecidos com a presença de toda a cidade na festa.
«Precisamos que a cidade ajude com a sua presença e incentivo, nestes dias em que festejamos os 122 anos da instituição», escreve João Silva numa carta enviada à cidade e a todos os associados, lamentando uma certa «ingratidão» que tem havido para com uma corporação de voluntários que «dedicam parte dos seus serões e dos seus fins-de-semana a treinar e a preparar-se tecnicamente para serem competentes a actuarem nas mais variadas situações de catástrofe, acidente, incêndio».
O presidente da AHBVC refere-se ainda ao eterno problema das condições do quartel, confirmando-as «pouco adequadas» e sem «os melhores equipamentos de protecção individual, viaturas de socorro e de combate a incêndios». As dificuldades e os entraves são reais, mas João Silva está convicto de que este 122.o aniversário seja «um ponto de viragem» na imagem que a cidade tem dos bombeiros – a quem chama «sentinelas no coração da cidade» - mas também nas suas condições físicas de trabalho.
Depois de mais de duas décadas à espera de terreno, de projecto, de financiamento e de novo terreno (que foi alterando de localização ao longo dos últimos anos), parece ter sido encontrada a solução para o novo quartel, através da criação de um novo projecto a partir do velho edifício, mantendo os BVC no centro da cidade.

Fanfarra renasce mais de 20 anos depois
Um dos momentos altos das comemorações será, aliás, no domingo, a partir das 11h15, com a apresentação do programa base do Projecto de Recuperação, Remodelação e Ampliação do Quartel e Instalações da Associação, pelos arquitectos da Colectivo Arquitectos, numa sessão onde o comandante terá oportunidade de apresentar números sobre a operacionalidade da corporação durante o ano de 2010.
Domingo será, aliás, o dia das comemorações oficiais do aniversário. Às 9h00 haverá missa na Igreja de Santa Cruz, segue-se, às 10h00, o desfile de viaturas pelas ruas da cidade. Às 10h45 será realizada a formatura geral, estando a recepção das entidades convidadas marcada para as 11h00.
Está preparada para essa altura mais uma surpresa para a cidade. Desactivada desde os anos 80, a Fanfarra dos BVC renascerá nas comemorações dos 122 anos da corporação, com os mesmos instrumentos, mas com novo fôlego de 14 bombeiros e de um sub-chefe, que estão com vontade de voltar a dar a este grupo a projecção que já teve em tempos.
A cerimónia de domingo será também de condecorações e homenagens, através da atribuição de medalhas aos bombeiros com cinco, 10 e 15 anos de serviço e da homenagem a José Miguel Júdice (o terceiro sócio mais antigo), o Diário As Beiras (sócio benemérito) e o anterior presidente da AHBVC, Fausto Garcia que, por não poder estar presente na sessão solene, será agraciado hoje, no jantar que inaugura as comemorações, marcado para as 20h00, no Hotel D. Inês. O jantar inclui uma palestra, proferida pelo maestro Virgílio Caseiro sobre “A Música e o Fogo”.
Amanhã, pelas 21h30, a música continuará a ser o elemento dominante das comemorações num concerto a realizar no auditório do INATEL e que contará com a presença do Coro Municipal Carlos Seixas, do Ensemble de Saxofones do Conservatório de Música de Coimbra e do Grupo de Fados Fadovocal. 
 
por Ana Margalho
Fonte: Diário de Coimbra

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:28


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags