Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Domingo, 22.07.12

Incêndio faz três mortos e obriga ao corte de estradas

Um incêndio de grandes proporções que deflagrou ao início da tarde em La Jonquera (Girona), perto da capital catalã, Barcelona, levou ao corte de várias estradas e da linha do TGV que fazem a ligação para França.Há já a registar três mortos e 12 feridos.

Segundo o El Pais, uma pessoa morreu de enfarte em Llers. Outras duas pessoas perderam a vida em Portbou quando iam a fugir de um incêndio - trata-se de pai de filha, de 60 e 15 anos, respetivamente. Há ainda a registar 12 feridos, um deles em estado grave (um cidadão francês com queimaduras em 80% do corpo).

Do lado espanhol, foram fechadas a estrada N-II e a autoestrada AP-7, enquanto do lado francês foi cortada a circulação nas autoestradas D900 e A9, tendo também sido encerrada a linha do comboio de alta velocidade (TGV) entre os dois países.

O combate às chamas está a ser dificultado pelas fortes de rajadas de 90 quilómetros por hora que se fazem sentir na região, e que impedem que sejam utilizados meios de combate aéreo aos vários focos do incêndio.

Do lado espanhol, de acordo com as informações avançadas pelo jornal El País, já arderam 150 hectares, ao passo que no outro lado da fronteira as chamas já deverão ter consumido mais de 10 hectares.

O fogo está descontrolado e continua a não ameaçar povoações, mas as autoridades de ambos os países estão a pedir às populações que permaneçam nas suas casas.

Na Catalunha, os Bombeiros da Generalitat colocaram em alerta seis localidades, além de La Jonquera, nomeadamente Agullana, Campmany, Biure, Vilarnadal, Sant Climent Sescebes e Masarac, pedindo aos habitantes que fiquem em casa, com as portas e as janelas fechadas.

Já na parte francesa, a localidade mais afetada é Perthus, em plena zona fronteiriça, onde os serviços de socorro já resgataram um grupo de turistas que estava em perigo.

Ainda assim, o presidente da câmara municipal da Perthus assegurou que as pessoas podem permanecer nas suas habitações sem perigo.

Fonte: DN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 23:07



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  





Tags

mais tags