Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 01.05.12

Bombeiros de Arouca Aumentam Parque de Viaturas


Nas cerimónias do 35º aniversário, a corporação apresentou dezenas de infantes que já recebem formação. 


Durante o fim-de-semana de 14 e 15 de Abril decorreram as celebrações do 35º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Arouca. O ponto alto dos festejos foi a inauguração das obras de ampliação (zona de aparcamento de viaturas e arrecadação) e requalificação do quartel e a bênção de uma viatura urbana de combate a fogos (VUCI). Ambos os equipamentos só foram possíveis graças à comparticipação de fundos comunitários através do QREN/POVT. 


Foi ainda inaugurada a nova central de comunicações e recepcionada uma outra viatura (para combater fogos florestais) oferecida pelas Juntas de Freguesias do concelho. 


A sessão solene, integrada no "Dia Municipal do Bombeiro", teve lugar no domingo no salão nobre do quartel. 


A presidir às cerimónias comemorativas esteve o Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Administração Interna, Juvenal Silva Peneda. Marcaram também presença na efeméride o comandante António Ribeiro (2º CODIS) e António Gomes, em representação da Liga dos Bombeiros e da Federação dos Bombeiros do Distrito de Aveiro, para além de diversas individualidades autárquicas. 


Floriano Amaral, comandante da corporação, lembrou que «não foi fácil suceder a Carlos Esteves no comando dos BVA, ele foi um mestre que me ensinou muito e aos bombeiros». «O corpo activo está impecável, está devidamente equipado, a nível de pessoal, viaturas e material pré-hospitalar», sublinhou. Aquele operacional lembrou ainda o papel desenvolvido na escola de formação do Gamarão, «onde já temos 46 infantes, o que nos deixa muito orgulhoso e com a certeza de que o futuro dos BVA está assegurado». 


O presidente da direcção, Dario Tomé, começou a sua intervenção por recordar os primórdios da corporação «há 35 anos estávamos instalados num humilde barracão». «Hoje estamos a inaugurar a ampliação do quartel e equipar o nosso corpo activo, creiam que foi feito um grande esforço para o conseguir, mas valeu a pena», referiu orgulhoso. 


«O nosso corpo de bombeiros merece todo o nosso apoio e o nosso povo também», asseverou. O dirigente frisou ainda que a gestão dos BVA é feita com grande rigor, «temos os pés bem assentes no chão». 


No momento dos agradecimentos, Dario Tomé manifestou a sua gratidão à autarquia, ao QREN, ao Governo Civil, ao Crédito Agrícola (tendo oferecido uma lembrança ao presidente da instituição, Brandão de Almeida) e aos beneméritos. 


Terminou o seu discurso, enaltecendo papel desenvolvido pelos bombeiros, «os bombeiros voluntários constituem uma malha sobre o todo nacional que actuam de uma forma abnegada em prol do próximo». «É com enorme orgulho que vos dedicamos este dia», referiu Artur Neves no início do seu discurso. 


O autarca historiou a longa caminhada dos BVA ao longo das últimas três décadas e meia, lembrando os principais momento vividos pela corporação. «A partir de hoje os BVA têm ao seu dispor um espaço para um melhor aparcamento das viaturas e operacionalização do seu efectivo», afirmou Artur Neves. 


O último orador da sessão foi o Secretário de Estado Adjunto, Silva Peneda, que recordou os tempos passados em terras de Santa Mafalda, durante a sua juventude. 


Na sua breve intervenção, o governante lembrou os tempos difíceis que o país atravessa, destacando «o enorme valor que Arouca tem que são as suas pessoas e organizações para ajudar a que ninguém fique para trás». «Os BVA são um bem inestimável, uma organização importante para cuidar dos mais desprotegidos», enalteceu.

Fonte: rodaviva

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:55


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags