Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Quinta-feira, 14.03.13

Ocorrência juntou as duas corporações de bombeiros do concelho

Vila da Ponte, aldeia do concelho de Montalegre, foi a localidade escolhida para a realização de uma simulação de um acidente de viação, pelos bombeiros voluntários do concelho.

O cenário deste simulacro foi pensado ao pormenor e, depois de encenado o embate da viatura, foi acionado o “socorro” para o local. A este responderam as corporações de Salto e Montalegre. Já no local, a trabalhar em equipa, desempenharam as nobres funções de “soldados da paz”, como se de realidade se tratasse. Ao todo, estiveram envolvidas cerca de 25 pessoas em auxílio de três vítimas, que se encontravam numa ravina, duas dentro de uma viatura de nove lugares e outra projetada para um local de difícil acesso.

A ideia de fazer «um exercício em conjunto surge porque as duas associações, Montalegre e Salto, têm duas equipas permanentes e é importante existir coordenação conjunta e interação de meios», explicou David Teixeira, comandante dos bombeiros voluntários de Montalegre. A «complementaridade dos meios que cada associação possui é que traz a mais valia no socorro e na qualidade do mesmo». Foi um exercício que, «pelas condições, pela dificuldade de acessos, criou alguma dificuldade às equipas de socorro». No entanto, o número um do comando montalegrense considerou que «foi muito bem sucedido». «As equipas, quer de resgate em grande ângulo, quer de desencarceramento e socorro, interagiram facilmente e a comunicação fluiu». Por tudo isto, faz fé que «os objetivos a que nos propusemos foram conseguidos».

Hernâni Carvalho, em nome dos bombeiros voluntários de Salto, recordou que foi levado a cabo «um exercício que juntou as duas corporações do concelho» e que «este tipo de atividades são uma aposta e uma preocupação das duas equipas de comando». Nesse sentido, reforçou que «é importante estarmos preparados para trabalhar em conjunto, devidamente articulados, a falar a mesma linguagem e a dar resposta a qualquer evento de proteção civil que haja no município».


por Diário@ctual

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 12:11


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Março 2013

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31




Tags

mais tags