GNR anunciou hoje que o Comando Territorial de Viseu foi aquele que, em termos nacionais, referenciou mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados no âmbito da operação "Censos Sénior".
Em comunicado, a GNR de Viseu refere que, no distrito, "foram referenciados 3.315 idosos, com idade média de 77 anos", sendo que 67% são mulheres e 23% já recebem algum tipo de apoio das instituições locais ou da própria família. Segundo a GNR, entre esses idosos há 2.325 que vivem sozinhos e 199 isolados, "tendo ainda sido identificados 86 idosos que vivem sozinhos e isolados". Destes idosos, com uma idade média de 79 anos, 67% são mulheres e 45% não possuem telefone. A GNR sinalizou ainda onze idosos no distrito que "necessitam de acompanhamento por parte das instituições locais".
Os concelhos do distrito de Viseu onde foram referenciados mais idosos a viverem sozinhos e/ou isolados foram Lamego (431), Moimenta da Beira (404) e Cinfães (327). Atendendo aos dados recolhidos, as secções de Programas Especiais do Comando Territorial de Viseu comprometem-se a continuar a desenvolver a programa Idosos em Segurança e a comunicar às instituições locais "as situações que julguem ser prioritárias em termos de intervenção social".
A "Operação Censos Sénior 2013" foi desenvolvida entre 15 de janeiro e 28 de fevereiro, em todo o país, e teve como objetivos a atualização do registo dos idosos que vivem sozinhos e/ou isolados e a identificação de novas situações, informando as entidades competentes das situações de potencial perigo. De acordo com a GNR, em termos nacionais, "foram sinalizados 28.197 idosos a viverem sozinhos e/ou em situação de isolamento".
"Comparativamente a 2012, identificaram-se mais 5.196 situações, o que corresponde a um aumento de 22,6%", refere, acrescentando que "dos 28.197 idosos referenciados, 19.455 vivem sozinhos, 6.565 vivem isolados e 2.177 vivem sozinhos e isolados". A GNR sinalizou também "441 idosos que necessitaram de acompanhamento por parte de instituições de apoio social locais".
Fonte: JN