SPRINGERVILLE, Arizona - Um grande incêndio florestal, que obrigou a evacuar várias comunidades no leste do Arizona, se estendeu na segunda-feira a mais de 78 quilômetros quadrados, levando fumaça a cinco estados americanos, informaram autoridades.
Ventos de até 48km/h, com rajadas de mais de 96km/h, lançaram enormes colunas de fumaça na direção de Greer, uma localidade onde a maioria de seus 200 habitantes permanentes já deixaram o lugar.
Todos os habitantes desse localidade e outros da região próxima conhecida como Sunrise receberam a ordem para se retirar na tarde de segunda-feira.
Na noite de segunda-feira, uma grande nuvem de fumaça preta atingiu as populações de Eager e Springerville, onde moram cerca de 7 mil pessoas.
Os ventos e as tormentas elétricas que se esperavam pela noite poderiam agravar o problema dos incêndios em uma área onde há várias cabanas e acampamentos, que há muitos anos serve como refúgio ao calor do deserto próximo.
Esperava-se que as equipes dos bombeiros enfrentassem condições difíceis, com ventos fortes, baixa humidade e tempestades elétricas.
As autoridades assinalaram que o fogo já queimou milhares de hectares desde que começou há mais de uma semana perto do povoado de Alpine em White Moutain. As autoridades creem que o fogo poderia ter começado por uma fogueira abandonada. Até agora as chamas já destruíram cinco prédios. Não foram registados caso de feridos com gravidade.
Aproximadamente 2.500 bombeiros, incluindo muitos de vários estados do oeste do país e até de Nova York, estão trabalhando para controlar o fogo.
No Arizona, as chamas e a fumaça criaram má visibilidade, o que obrigou o fechamento de várias estradas, incluindo um trecho perto da fronteira com o Novo México.