Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 22.11.10

GNR Contra a Opinião dos Bombeiros

Desconhecem-se razões plausíveis para o facto da Associação Socioprofissional Independente da Guarda (ASPIG) ter vindo agora manifestar-se contra o facto de os bombeiros opinarem sobre as origens dos acidentes de viação.

Em comunicado emitido a esse propósito, a ASPIG diz que "não se conforma com a intervenção sistemática de uma panóplia de entidades, nomeadamente os bombeiros, que opinam aos órgãos de comunicação social sobre as causas dos acidentes de viação, em detrimento dos especialistas na matéria (militares da Guarda) que, muitas vezes, se encontram no local dos acidentes".

Adiante, a referida associação defende também que "esta interferência na missão dos órgãos de polícia criminal não só é violadora do sigilo a que está adstrito o inquérito de muitos acidentes de viação, mas também nefasta para o prestígio da instituição GNR".

Em Portugal, felizmente, a opinião é livre, razão pela qual a ASPIG entende insurgir-se contra as "opiniões" dos bombeiros. Porém, se alguma razão lhe poderia existir nalgum caso em concreto, ao generalizá-la acaba por incorrer em erro certo e em contribuir, também, de forma "nefasta para o prestígio da instituição" Bombeiros.

Curioso é que os órgãos da comunicação social em cenário de acidentes de viação se queixem dos bombeiros precisamente pelo contrário, ou seja, de não lhes facultarem informação sobre as causas dos mesmos, remetendo-os tantas vezes para as autoridades policiais presentes, ou não.

Os bombeiros, parcos no fornecimento de informação pela importância que dão ao rigor nessa matéria, apenas poderão admitir o óbvio, ou seja, o cenário visível e evidente: que se tratou de um choque frontal ou parcial, um despiste, ou o que for. Sobre as causas, por rotina e consciência, ninguém os houve habitualmente falar. E que bom seria que outros também se abstivessem de opinar, pelos vistos, por orgulho ferido.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 20:13


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930




Tags

mais tags