Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 29.11.10

Neve Cortou Estrada em Oleiros e Fechou Escolas em Viseu

A estrada nacional 351, no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, está encerrada devido à queda de neve na região.

Em Viseu, as escolas mandaram os alunos para casa depois do almoço por precaução.

A neve levou ao encerramento da Estrada Nacional 351, no concelho de Oleiros, entre os quilómetros 19 e 29, na zona da localidade de Isna, segundo disse ao JN fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Já no distrito de Guarda, segundo a mesma fonte, os acessos ao maciço central da Serra da Estrela permanecem encerrados desde as 9.30 horas de hoje, segunda-feira. A ligação entre a cidade da Covilhã e a Torre está aberta à circulação automóvel.

Citando as indidações das corporações de bombeiros locais, a fonte do CDOS de Castelo Branco adiantou que os "flocos ligeiros" de neve alternam com a queda de chuva, pelo que, "derretem ao tocar o chão" não causando perturbações maiores, nomeadamente nas cidades da Covilhã e Fundão.

Segundo Eduardo Matas, coordenador do Serviço Municipal de Protecção Civil da Guarda, a neve começou a cair a meio da manhã "com alguma intensidade mas, por enquanto, a circulação rodoviária ainda se faz com segurança".

Alunos enviados mais cedo para casa

A queda de neve levou ao encerramento de escolas do Caramulo (Tondela) e do Norte do distrito de Viseu, mas as estradas mantêm-se transitáveis.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro, "a neve não tem sido muito intensa" e não cortou ou condicionou estradas até à hora de almoço, mas algumas escolas optaram por mandar os alunos para casa, por precaução.

"Temos muitas aldeias espalhadas pela serra e tivemos receio de que houvesse problemas no regresso a casa", justificou à Agência Lusa Luís Costa, director do agrupamento de escolas do Caramulo, que integra a escola básica 2/3 e os jardins de infância e as escolas do primeiro ciclo da vila e de S. João do Monte.

Neste âmbito, os 245 alunos do agrupamento "tiveram aulas até às 12 horas, almoçaram mais cedo" e foram transportados para casa, depois de avisados os pais, explicou.

Procedimento idêntico está a ocorrer no concelho de Tarouca onde, depois do almoço, as crianças serão levadas para casa. O mesmo acontece em Lamego, com a escola básica 2/3.

"Meios estão no terreno" em Vila Real

Durante a manhã a neve começou a pintar de branco alguns dos pontos mais altos do distrito de Vila Real, como a Serra do Marão, Alvão ou Padrela, atingindo ainda a capital de distrito, onde neva com alguma intensidade.

O comandante distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real, Carlos Silva, disse à Agência Lusa que as estradas estão todas transitáveis, mas aconselhou os automobilistas a cuidados redobrados na circulação pelas principais estradas, como o Itinerário Principal 4 (IP4) e as autoestradas 24 e 7.

O governador civil de Vila Real, Alexandre Chaves, garantiu que "os meios estão no terreno" e "está tudo a postos" para enfrentar a neve "sem grandes preocupações".

Dois limpa-neve estão no Alto de Espinho, Serra do Marão, para desobstruir o IP4 e garantir a fluidez de trânsito, havendo ainda, segundo o responsável mais veículos do género na zona de Murça (IP4), bem como na A24 (zona de Vila Pouca de Aguiar e Bigorne) e A7 (Ribeira de Pena).

A totalidade dos distritos do norte estão sob aviso amarelo, com Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra e Castelo Branco a apresentarem condições favoráveis para a ocorrência de vento forte e queda de neve, com exceção de Aveiro.

As previsões do Instituto de Meteorologia continuam a prever queda de neve a partir dos 600 metros até quarta-feira.

in: JN

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:11



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2010

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930




Tags

mais tags