O segundo comandante operacional distrital de Coimbra da Proteção Civil, Paulo Palrilha prevê que o fogo que lavra desde o final da manhã de hoje no concelho de Penela esteja controlado "nas próximas horas".
O comandante operacional, que falava aos jornalistas no posto de comando instalado no local, adiantou que o fogo mantém duas frentes ativas, mas nenhuma delas "ameaça populações".
Pelas 21:20 de hoje, segundo a página Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), as chamas estavam a ser combatidas por 449 homens, auxiliados por 126 viaturas.
Paulo Palrilha adiantou que a operação de combate às chamas se preocupou essencialmente com a defesa de pessoas e habitações.
"Felizmente não há vítimas, nem casas atingidas. Apenas ardeu um barracão", acrescentou.
Ainda segundo o mesmo responsável a retirada de 58 idosos de uma unidade de cuidados continuados de saúde, transferidos para o pavilhão multiusos de Penela, onde irão pernoitar, "foi feita apenas por precaução", disse.
Já o vice-presidente da autarquia de Penela, Luís Martins, referiu que durante a tarde foram deslocalizadas "algumas pessoas para casa de familiares, igualmente por prevenção".
Quanto ao grupo de 58 idosos acolhido no pavilhão multiusos, adiantou que deverá regressar na quinta-feira à unidade de cuidados continuados.
Já depois do ponto da situação feito pelo segundo comandante operacional distrital, ocorreu um reacendimento em Ferraria de São João, uma das localidades mais ameaçadas pelas chamas durante a tarde, a exemplo de outras como Carvalhais ou Farelo.
No entanto, esse reacendimento "não ameaça casas", disse fonte dos bombeiros.
fonte: RTP