Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quarta-feira, 17.10.12

Um novo Quartel para os Bombeiros do Beato: Uma luta de Décadas

A Junta de Freguesia do Beato tem vindo a desenvolver esfor­ços para que os Bombeiros Vo­luntários do Beato mudem a sua loca­lização na Rua do Grilo para as antigas instalações da Escola Industrial Afon­so Domingues. Para esse efeito tem vindo a desenvolver diversos contac­tos que decorriam de uma forma mui­to positiva, estando a autorização da mudança pendente de uma autoriza­ção do Secretário de Estado do Ensi­no e Administração Escolar, conforme a última informação da Secretaria de Estado.

INSTALAÇÕES NA RUA DO GRILO: PEQUENAS, INSUFICIENTES E CAU­SADORAS DE INCÓMODOS

Os Bombeiros Voluntários do Beato não possuem quartel, tendo apenas um pequeno espaço na Rua do Gri­lo, que não permite guardar as viatu­ras e não tem espaço suficiente para o corpo de bombeiros. Assim, as suas viaturas ficam estacionadas na rua, causando incómodos de vária or­dem aos moradores da Rua do Grilo e à ação dos bombeiros, e a falta de condições físicas não dão condições para os seus voluntários, que não têm espaço para poderem dormir, traba­lharem e estarem preparados para as várias emergências em que têm de atuar. Se tivermos em conta que os Bombeiros Voluntários do Beato são atualmente a corporação mais ativa de Lisboa, prestando o maior número de serviços por ano das corporações de bombeiros de Lisboa, rapidamente se chega à conclusão que esta é uma situação que necessita de uma res­posta.

A SOLUÇÃO PROPOSTA PELA JUNTA DE FREGUESIA DO BEATO: MUDANÇA DO QUARTEL PARA AS ANTIGAS INS­TALAÇÕES DA ESCOLA INDUSTRIAL AFONSO DOMINGUES

Face às manifestas más condições que atualmente os Bombeiros Voluntários do Beato têm, a Junta de Freguesia do Beato propôs a mudança destes para a Escola Industrial Afonso Domingues, encerrada em 2009, estando desde então ao abandono e sendo alvo de constantes alvos de vandalismo. Lo­calizada na Freguesia de Marvila, nos limites que esta Freguesia tem com a Freguesia do Beato, esta era uma for­ma de aproveitar um imóvel do Esta­do, e uma boa solução no ponto de vista de contenção de custos. Estas instalações iriam melhorar em muito as condições dos Bombeiros Voluntá­rios do Beato, permitir uma resposta mais eficiente, e acabar com os cons­trangimentos de trânsito e estaciona­mento na Rua do Grilo. Esta ideia da Junta de Freguesia do Beato mereceu a concordância do Ministério da Edu­cação e da Direção Regional de Edu­cação de Lisboa numa primeira fase, mas dado tratar-se de um assunto relacionado com uma corporação de Bombeiros, o aval tinha que ser dado pelo Ministério da Administração In­terna. Posteriormente, num processo com demasiada burocracia a Junta de Freguesia foi informada que a autori­zação estava pendente do Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar. Porque está ciente da im­portância desta mudança, a Junta de Freguesia do Beato, irá continuar em conjunto com os Bombeiros Voluntá­rios do Beato, pressionado para que a resposta não só seja positiva mas ve­nha rapidamente.

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 08:04



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031




Tags

mais tags