Nove pessoas foram hoje de manhã resgatadas do teleférico da Penha, em Guimarães, pelos bombeiros depois das cabines onde seguiam terem tido um "pequeno problema técnico".
O incidente aconteceu por volta das 11.30 da manhã, disse à Lusa fonte junto dos funcionários do teleférico.
O teleférico da Penha é uma das principais atrações turísticas de Guimarães, que este ano é Capital Europeia da Cultura, estando a gestão do equipamento a cargo da Turipenha.
Segundo a referida fonte, "houve um pequeno problema técnico em duas das cabines do teleférico e, como manda o regulamento, foi dado o alerta aos bombeiros para procederem ao resgate dos passageiros".
Contactados pela Lusa, fonte da corporação confirmou à Lusa que foram resgatadas nove pessoas de duas cabines, "um casal com uma criança de uma das cabines e seis turistas da outra".
A mesma fonte adiantou ainda que "ninguém ficou ferido e não teve que ser dada assistência médica a ninguém".
No total, o Teleférico da Penha tem 40 cabines que se deslocam a uma velocidade entre os 2 a 5 metros por segundo, a uma altitude que atinge os 560 metros, ao longo de um percurso de 1.646 metros.
Uma viagem normal no equipamento demora em média entre sete a oito minutos com vista para a encosta da Penha ou com uma panorâmica de toda a cidade de Guimarães.
Fonte: DN