Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Sábado, 13.10.12

Braga: Crianças aprendem sobre emergências

Cerca de 160 crianças de três escolas do ensino básico do concelho de Braga (Aveleda, Sé e São João do Souto) ficaram a conhecer ontem o trabalho da Protecção Civil (PC) e dos Bombeiros Voluntários de Braga (BVB). A iniciativa, que decorreu na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, visou assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, que hoje se assinala.
A acção da PC foi dada a conhecer através do livro “Nós e os Riscos”, que vai ser entregue às escolas do ensino básico do concelho.

A publicação, com jogos interactivos, foi financiada pela Comunidade Europeia e foi feito em colaboração com a PC espanhola.
Para João Costa, do Centro Distrital de Operações de Socorro de Braga, este tipo de acções junto dos mais novos são “importantes porque eles assimilam facilmente uma cultura de segurança.”

Ainda de acordo com João Costa, este tipo de acções têm sido desenvolvidas um pouco por todo o país, já que um dos domínios da PC “é a informação e f ormação das populações sobre auto-protecção, a análise permanente dos riscos e o ordenamento do território.”
As crianças presentes tiveram, ainda, oportunidade de ouvir experiências relatadas por Miguel Eiras que há 14 anos presta serviço nos BVB.

Bombeiros disponíveis

No que diz respeito aos BVB, o comandante António Cerqueira revelou que “é preciso apostar na juventude, porque são os homens do futuro.”
O responsável pelos BVB salientou, ainda, a dinâmica da corporação.
 
“É importante que as crianças conheçam os meios com que a corporação lida diariamente. É bom que tenham a noção do tipo de equipamentos de que a cidade dispõe para situações de catástrofe. Só no caso dos BVB registamos uma média de 22 a 22 INEM’s (situações de emergência) por dia”, afirmou António Cerqueira.
 
O comandante dos BVB manifestou, ainda, a disponibilidade da corporação para colaborar com as escolas em acções de sensibilização ou na realização de simulacros.
 
 
por Miguel Viana
fonte: Correio do Minho

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 13:21


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Outubro 2012

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031




Tags

mais tags