Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 31.08.12

Algarve reclama mais competências para autoridades locais

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve reivindicou esta quinta-feira mais competências na área da protecção civil para as autoridades políticas locais, atribuindo o "mau resultado" no combate aos incêndios de Julho ao facto de aquelas entidades terem sido "arredadas" do processo.

Em declarações à Lusa, Macário Correia referiu que este é o momento ideal para definir as competências das freguesias, autarquias e comunidades intermunicipais na área do socorro e protecção civil, uma vez que está em debate uma nova proposta de lei nesse sentido.

"Este episódio grave e dramático do fogo de Tavira e São Brás veio pôr a claro a inexistência de uma estrutura política de acompanhamento do assunto, porque o fogo era gerido, aparentemente não muito bem, por funcionários públicos, que reportavam a outros funcionários públicos, que por sua vez reportavam ao presidente da Autoridade de Protecção Civil", sublinhou.

De acordo com Macário Correia, esta era uma "das poucas competências que os governos civis tinham" - a coordenação das operações e a articulação com o Governo -, mas a extinção dessas entidades deixou uma "lacuna" na definição das responsabilidades políticas nesta matéria.

Durante os incêndios "as coisas foram correndo entre funcionários, sem que ninguém com legitimidade política pudesse intervir nalguma condução das diligências, e até, ao que se sabe, os próprios presidentes das câmaras municipais dos locais afectados foram arredados de alguma coordenação e de algum envolvimento, que era mais do que legítimo", criticou.


fonte: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

por Diário de um Bombeiro às 12:09



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags