O novo comandante do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), José Manuel Moura, toma hoje posse na sede da Autoridade Nacional da Protecção Civil, em Carnaxide.
José Manuel Moura, que, desde 2006, desempenhava funções de comandante distrital de operações de socorro de Leiria, foi nomeado pelo ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, após proposta do presidente da ANPC, major-general Manuel Couto.
O novo comandante do CNOS, de 49 anos, é licenciado em gestão e mestre em sistemas de gestão de informação, estatística e análise de dados, sendo titular de diversos cursos de formação, no quadro do Mecanismo Europeu de Protecção Civil.
José Manuel Moura, que também já foi comandante dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, é perito da União Europeia, tendo participado em diversas missões internacionais, nomeadamente na missão do Mecanismo Europeu de Protecção Civil no Chile, na sequência do sismo de 2010.
Em 2011, foi condecorado com a Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, atribuída pelo Ministro da Administração Interna.
José Manuel Moura vai substituir no cargo o actual comandante nacional, Vítor Vaz Pinto.
por Lusa