Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 22.11.11

E se um extintor fosse transparente?

Como seria um extintor visto por dentro?
Para nós bombeiros já não será novidade com certeza saber como é um extintor no seu interior e como tal compreender o seu funcionamento.
Para um leigo as coisas não são bem assim, ainda há quem nunca tenha visto uma actuação real com este tipo de equipamentos.

Mas, e se em vez de ferro, os extintores fossem construídos tendo por base uma fibra transparente capacitando o utilizador de visualizar o seu interior e o seu funcionamento?

O SAFEPLACE52 mostra-lhe como é um interior de um extintor de pó químico seco de 6 kg:

Para já, importa referir que há um gás propulsor destinado a empurrar o agente extintor para o exterior do mesmo, e que neste caso se encontra em contacto com o pó, representado na imagem pela parte do extintor que parece estar vazia, (superior).

No interior do seu bojo (garrafa), o extintor contem ainda 6 kg de agente extintor, neste caso trata-se de pó químico seco.

Este pó, constituído à base de Bicarbonato de Sódio ou Bicarbonato de Potássio para combater incêndios para classes B-C, ou fosfato de amónio para combater fogos em classe A-B-C é a chave e o mecanismo que despoleta a extinção do incêndio, actuando e interrompendo a reacção em cadeia na combustão.

Quando o mecanismo de utilização, (manipulo) for accionado pelo utilizador, a pressão permanente “empurrará” o pó para o exterior do extintor passando através do tubo que se encontra no seu interior até a uma mangueira, onde o seu utilizador poderá dirigir ou direccionar o agente extintor para as chamas.

E é assim, resumidamente, que funciona um extintor de pó químico de pressão permanente.

 

Fonte: FIRESHELTER52 - safeplace52.blogspot.com 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 22:57


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Novembro 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930




Tags

mais tags