Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Segunda-feira, 06.12.10

Bombeiros sem Meios de Socorro

Os bombeiros voluntários de Cinfães viveram momentos de desespero quando tentavam desencarcerar o jovem Samuel, vítima mortal no despiste do jipe em que seguia, na EN222, em Santiago de Piães, anteontem. É que o material de desencarceramento está velho e falhou na hora em que mais foi preciso.

"Este equipamento tem cerca de 22 anos e nem sempre funciona. Acontece várias vezes", confirmou ao CM o comandante-adjunto dos bombeiros, Eduardo Segalhães.

"O problema foi com os meios, porque os bombeiros foram competentes e incansáveis", disse ao CM Adriano Pereira, um dos moradores da zona que tentaram ajudar os voluntários.

O desencarceramento de Samuel, que seguia no banco da frente, demorou mais de uma hora. O rapaz de 16 anos, que seguia com dois irmãos e uma prima, não resistiu aos graves ferimentos e morreu antes de ser resgatado.

O condutor, Micael, de 24 anos, fracturou uma costela, que lhe perfurou o pulmão. Joel, de 12 anos, também sofreu ferimentos graves. A prima Míriam, de 6 anos, teve ferimentos ligeiros e já está em casa.

O jipe em que os primos viajavam despistou-se, bateu nos penedos junto à via e capotou. No local, os bombeiros de Cinfães conseguiram retirar rapidamente o condutor, mas Samuel ficou com as pernas presas nos destroços do tecto da viatura.

Os bombeiros assumem que a operação demorou cerca de uma hora porque o material não funcionou e tiveram de pedir apoio à corporação de Nespereira.

"A vítima sofreu ferimentos fatais, mas a verdade é que a viatura e o material são antigos e estão desadequados", disse ainda o adjunto.

"Mas só há pouco entrou uma candidatura aos fundos comunitários do QREN", salientou. Os bombeiros sabem que o desencarceramento rápido pode salvar vidas e todos os dias temem que alguma vítima morra por falta daqueles meios de socorro.

FERIDOS ESTÃO FORA DE PERIGO

Míriam, de seis anos, foi projectada do jipe, sofreu ferimentos ligeiros e está traumatizada. "Ela assistiu a tudo e ainda chora muito", contou ao CM Marisa Pires, mãe da criança. Míriam teve ontem alta do Hospital de Penafiel.

Os dois primos com ferimentos muito graves estão já fora de perigo. Joel, de 12 anos, está internado no Hospital de S. João, Porto, e o conduto do jipe, Micael, de 24 anos, ficou internado na unidade de Penafiel. O corpo de Samuel será hoje autopsiado.

FALTA O MATERIAL DADO A MAPUTO

O mesmo tipo de material de desencarceramento que falta aos voluntário de Cinfães existe no quartel dos bombeiros de Maputo, em Moçambique.

Foi uma oferta de 45 mil euros do Governo português ao país africano, em Fevereiro.

O equipamento é o mais moderno do mercado para socorro em acidentes graves. No quartel de Cinfães, o equipamento é obsoleto e encontra-se amontoado numa uma viatura também antiga

in: CM

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:53



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Dezembro 2010

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031




Tags

mais tags