Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Quinta-feira, 07.04.11

Açores: Protecção Civil Preparada para Responder a Catástrofes

O Governo Regional dos Açores assegurou ontem, na apresentação do Plano de Prevenção de Derrocadas, que o arquipélago está cada vez mais preparado para responder com prontidão e eficácia a situações de catástrofe.
“Com este plano demonstramos que estamos a ficar cada vez mais bem preparados para responder às solicitações das características especiais dos Açores do ponto de vista sísmico, vulcânico e da precipitação”, afirmou o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente.
José Contente, que falava na apresentação do Plano de Prevenção para Derrocadas, frisou que “se está a avançar com planos especiais para responder a problemas específicos”, acrescentando que “este conjunto de normas e orientações vão melhorar a resposta do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), cumprindo mais do que já foi pedido pelas directivas da União Europeia”.
Os Açores, frisou, cumprem com os três princípios europeus, que são a solidariedade, a subsidiariedade e a prevenção.
José Contente alertou ainda para a necessidade de “os planos municipais deverem ser testados continuamente” e assegurou a intenção do executivo regional de “caminhar para a elaboração de outros planos nas áreas da prevenção para os sismos e inundações”.
O Plano de Prevenção para as Derrocadas prevê, a partir de notificações automáticas quando ocorra um acidente, que uma equipa de 27 especialistas, em colaboração com a Força Aérea Portuguesa, se desloque para qualquer ponto das nove ilhas dos Açores.
A equipa é composta por elementos dos bombeiros, GNR, SRPCBA, Instituto de Acção Social e direcções regionais da Habitação e da Saúde.
As normas estabelecem quem, como e onde deve intervir, começando por uma resposta inicial, a que se segue a municipal e, finalmente, a regional.
“Podem, no entanto, ser accionados, por solidariedade ou subsidiariedade, os mecanismos em função da dimensão do desastre para uma resposta nacional, europeia e até internacional”, esclareceu o presidente do SRPCBA, Pedro Carvalho.

fonte: A União

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:19



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2011

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930




Tags

mais tags