Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Domingo, 01.01.12

Bombeiros sapadores de Lisboa continuam em greve


A greve dos Bombeiros Sapadores de Lisboa, que começou na quarta-feira, continua a ter uma forte adesão, sendo que, dos 132 homens que estiveram de serviço na noite de sábado, apenas um não aderiu à greve.
Hoje, são dois os elementos que não aderiram à acção de protesto, de acordo com os números avançados à agência Lusa por António Pascoal, representante do Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa.
«Ontem [sábado] à noite só fizemos cerca de 20 serviços, quando o habitual numa noite de passagem de ano é termos mais de 80 serviços», revelou o responsável, explicando que «alguns serviços não foram feitos porque estão fora dos serviços mínimos de socorro».
É o caso da prevenção ao fogo de artifício, da queda de árvores, da abertura de portas, da limpeza de óleo na estrada e do fecho de contadores de água.
António Pascoal adiantou à Lusa que está marcada para a manhã de segunda-feira uma reunião com a directora municipal de recursos humanos da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Maria de Fátima Fonseca.
«Temos poucas expectativas, porque sabemos que [a CML] está à espera de uma ordem política acerca da implementação, ou não, de um quinto turno. Não se sabe quando, nem como. Mas pode haver uma surpresa. O nosso interesse é acabar com a greve», sublinhou o sindicalista.
Da parte da CML, Luísa Botinas, assessora do vereador Manuel Brito, confirmou a realização da reunião mas não adiantou qual o objectivo do encontro, remetendo comentários para depois da realização da mesma.
A maioria dos Bombeiros Sapadores de Lisboa do turno da noite está em greve desde as 22h de quarta-feira contra as alegadas alterações nos horários de trabalho, estando nos quartéis apenas para assegurar os serviços mínimos de socorro.
A greve de dez dias, que começou às 22h de quarta-feira e termina às 24h de 8 de Janeiro, visa contestar a alegada criação por parte da CML, que tutela a corporação, de um quinto turno de serviço, além dos quatro já existentes, sem o devido aumento de efectivos.

Fonte: Lusa/SOL

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 22:30



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Janeiro 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031




Tags

mais tags