Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Terça-feira, 17.04.12

Plano Especial de Emergência para o Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve vai ser testado

Tem lugar no próximo dia 18 de abril, a partir das 14:00 horas, um exercício de proteção civil cuja coordenação cabe ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Faro da ANPC, o qual visa testar o Plano Especial de Emergência para o Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve (PEERST-Alg) e o Plano Prévio de Intervenção (PPI) para a Linha Ferroviária do Algarve.

O âmbito geográfico do exercício inclui todo o Distrito de Faro.

O exercício é do tipo Posto de Comando (CPX – Comand Post Exercise) e com ele irá ser testada a resposta operacional do PEERST-Alg e a ativação das grelhas de alarme do PPI, perante um cenário de catástrofe.

O cenário concebido para o exercício é o de um sismo com epicentro 228,6 km a oeste-noroeste de Faro, ao qual se irão suceder vários outros eventos relacionados – vibração de terrenos, Tsunamis e liquefação de solos –, os quais darão origem ao colapso de vários edifícios, pontes, viadutos, vias ferroviárias e rodoviárias, bem como incêndios e outros incidentes diversos responsáveis por elevado número de vítimas, avultados prejuízos materiais e danos ambientais.

O exercício será acompanhado por uma equipa de observadores e avaliadores cuja missão é aferirem a eficácia e eficiência dos procedimentos previstos no âmbito dos planos de gestão da emergência em teste, bem como ajuizar acerca da adequação e prontidão do sistema de proteção civil na resposta à catástrofe.

O Plano Especial de Emergência para o Risco Sísmico e de Tsunamis do Algarve (PEERST-Alg) foi aprovado pela Comissão Nacional de Protecção Civil (CNPC), em 31 de maio de 2011. 
 

Fonte: Diário Online

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:06


Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Abril 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930




Tags

mais tags