Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Sexta-feira, 23.09.11

Simulacro de Acidente Com Autocarro na Praça da Fruta

Os bombeiros das Caldas ensaiaram no passado sábado o acidente de um autocarro e um automóvel na Praça da Fruta, para treinar os seus elementos, mas também para mostrar à população as suas valências e que a equipa da Cruz Vermelha das Caldas é um bom parceiro.

“Estamos na Praça porque é importante que a população das Caldas saiba e perceba a nossa eficácia e forma de trabalhar. No ano passado abrimos o quartel à população e este ano viemos para junto da população”, disse José António, comandante dos bombeiros.

O responsável explicou que a escolha recaiu no transporte colectivo de passageiros, porque “felizmente não têm acontecido muitos acidentes na nossa zona, mas havia a necessidade de fazermos um exercício num autocarro para que os nossos bombeiros se familiarizassem com a diferença que há entre retirar uma pessoa encarcerada de um automóvel e retirar uma pessoa encarcerada num autocarro. Leva mais tempo e as pessoas têm de ser imobilizadas no interior do veículo. É um treino onde levamos tudo ao ínfimo pormenor”.

“Nos briefings finais fazemos uma apreciação daquilo que não correu tão bem, para conseguirmos rectificar no teatro de operações, em situações reais”, explicou.
 

O comandante revelou que a política de segurança da população vai ser tema dos próximos tempos, estando já agendado um colóquio promovido pelo núcleo de segurança do Conselho da Cidade.

“As pessoas vão ser alertadas para as suas despreocupações nos critérios de protecção individual, de auto-protecção em relação a tudo o que é protecção civil."
 
 
 
Este será o primeiro de muitos trabalhos que queremos fazer nas aldeias e nas escolas, alertando as pessoas para pequenas práticas que são fundamentais para melhorar a condição de segurança de todos nós”, referiu.

Por último, destacou a parceria entre os bombeiros e núcleo da Cruz Vermelha das Caldas da Rainha, que mostrou estar empenhada em desenvolver o socorro em conjunto com os bombeiros.

Fonte: Jornal das Caldas Online

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 00:55



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Setembro 2011

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930




Tags

mais tags