 |
José Sousa (à dir.), avô da Mariana, e Rui Araújo ajudaram a menina a nascer na ambulância |
Estava tudo programado para Mariana nascer ontem na Maternidade Júlio Dinis, mas a mãe, Ana Paula, de 40 anos, não aguentou a viagem de Barcelos até ao Porto e deu à luz na ambulância dos Bombeiros de Barcelinhos, à porta do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. O avô paterno, bombeiro há 47 anos, foi o condutor da ambulância. Ana Paula e Mariana, que nasceu com 46 centímetros e quase quatro quilos, estão bem de saúde.
"Já tínhamos programado a entrada na maternidade, mas a natureza é que manda e quis que ela nascesse antes de lá chegar", disse, ao CM, José Sousa, 64 anos, avô da menina e condutor da ambulância onde a neta nasceu. O homem, emocionado, contou que já assistiu a vários partos.
Já para Rui Araújo, 32 anos, voluntário há 16, foi a primeira experiência. Este bombeiro ainda deu uma mão à equipa de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Vila do Conde a realizar o parto. "Ajudei a enfermeira do SIV no parto e quando a equipa de obstetrícia do hospital entrou na ambulância, a menina já tinha nascido", relatou, sorridente, ao CM.
O parto aconteceu às 07h30, à porta do hospital, em Matosinhos, depois de a ambulância dos Bombeiros de Barcelinhos ter feito diversas paragens entre Barcelos e o Porto. Mariana é a segunda filha de Ana Paula.
in: CM