Uma avalanche de neve soterrou uma aldeia no Norte do Afeganistão, provocando a morte a pelo menos 37 pessoas. É o pior incidente do Inverno mais rigoroso das últimas três décadas no país.
“O caminho para a aldeia está fechado, está coberto de neve”, disse à BBC um porta-voz do governador de Badakhshan, na fronteira com o Tajiquistão. A província é uma das mais pobres e remotas de um dos países mais pobres do mundo, ficando habitualmente isolada pelos nevões que durante longos meses cobrem as montanhas do Norte do Afeganistão.
Um helicóptero do Exército foi enviado para a aldeia, no distrito de Shikai, para ajudar nas operações de resgate de sobreviventes, mas as autoridades admitem que o balanço final da avalancha venha a aumentar. Na aldeia viviam cerca de 200 pessoas e há dezenas que continuam desaparecidas.
Segundo a BBC, toneladas de neve caíram sobre a aldeia na noite de segunda-feira e o incidente só foi conhecido porque o governador da província, Shah Wali Ullah, estava de visita à região no momento do incidente, tendo sido retirado de helicóptero da zona.
Este Inverno tem sido particularmente rigoroso, com temperaturas gélidas semanas a fio e grandes nevões. Desde o início da estação, pelo menos 60 pessoas morreram vítimas de avalanchas só na província de Badakhshan, adiantam responsáveis locais, citados pela Reuters, e mesmo na capital, Cabul, há registo de dezenas de mortes por hipotermia.