Deslocou-se nos passados dias 22 e 23 de Janeiro, ao Cadaval, uma comitiva de quatro elementos da Protecção Civil de Kayl - Luxemburgo, com o objectivo de ministrar formação aos Bombeiros Voluntários do Cadaval, no manuseamento de um veículo auto-escada cedido pela autarquia de Kayl.
A equipa luxemburguesa, composta por três operacionais dos bombeiros e um elemento de polícia, teve oportunidade de conhecer um pouco do concelho do Cadaval - sua história e principais actividades económicas, numa breve visita realizada à serra de Montejunto, Museu Municipal, Núcleo Museológico do Moinho das Castanholas, Adega Cooperativa do Cadaval e COOPVAL - estação fruteira.
O dia de sábado foi exclusivamente reservado à formação sobre o manuseamento da viatura auto-escada, nas vertentes teórica e prática. A mesma foi ministrada no quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Cadaval (AHBVC) e complementada com a criação de alguns cenários reais em edifícios da vila, para testar a capacidade desta nova ferramenta ao serviço dos bombeiros e da população do concelho.
No final, Aristides Sécio, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, teve oportunidade de manifestar o seu agradecimento por mais este contributo da comunidade de Kayl para a melhoria da resposta dos agentes de Protecção Civil do Cadaval.
Também os BVC evidenciavam satisfação em poder receber os seus congéneres luxemburgueses e poder também partilhar as suas experiências e conhecimento, numa acção que decorreu em ambiente de boa disposição e em que a evidente barreira linguística não constituiu qualquer dificuldade.
Bombeiros do Cadaval reforçados com viatura auto-escada
A visita da comitiva luxemburguesa ao Cadaval vem na sequência da cedência de um veículo auto-escada por parte da autarquia luxemburguesa de Kayl, viatura que veio reforçar o parque de viaturas dos BVC.
Foi no passado dia 19 de Novembro que o presidente da Câmara Municipal, Aristides Sécio, se deslocou a Kayl, acompanhado do actual comandante dos BVC, Luís Gaspar, e de um director da AHBVC, para participar na cerimónia de entrega da viatura auto-escada, cedida ao município do Cadaval pela “commune de Kayl”, sua congénere no Luxemburgo.
A entrega decorreu no quartel de bombeiros de Kayl, com a celebração de um contrato de venda de valor simbólico ao município do Cadaval. O veículo seria, depois, formalmente cedido à AHBVC, na reunião de câmara de 7 de Dezembro.
Foi há cerca de dois anos que se iniciaram os contactos entre o cidadão cadavalense Amílcar Caetano (residente no Luxemburgo e com responsabilidades na autarquia luxemburguesa), o edil cadavalense e o então comandante dos BVC, José Carlos Caetano, acerca da possibilidade de cedência da viatura, que já se encontra ao serviço da população local.
in: AlvoradaOnline