Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

diariobombeiro



Segunda-feira, 14.05.12

Doação de medula continua a mobilizar

Nem a notícia de que Gustavo, filho de Carlos Martins e que sofre de aplasia medular, já encontrou um dador compatível para o transplante de medula óssea afastou os portuenses da acção de recolha de medula realizada ontem no Instituto Politécnico do Porto (IPP). 

Durante a manhã, mais de 50 pessoas doaram medula, numa iniciativa integrada no I Torneio do IPP que contou ainda com uma caminhada, jogos de futebol para crianças e barraquinhas de artesanato.
Sob o nome ‘Dragãozinho Azul' e tendo como lema ‘desistir não é opção', o torneio foi apadrinhado por Paulo Sousa Costa, produtor de teatro que viveu a tragédia de perder um filho, vítima de leucemia.
Logo pela manhã, pais e filhos juntaram-se para a Caminhada pela Vida, seguindo-se um torneio de futebol para os mais pequenos. No final, os vencedores receberam o livro ‘Verde de Inveja', da autoria de Paulo Sousa Costa. O produtor de teatro, pai de Paulinho - menino que morreu com sete anos em Setembro de 2010 vítima de uma leucemia rara -, tem ajudado a divulgar a importância da recolha de sangue e medula óssea. "Temos de nos lembrar que podemos salvar vidas. Há crianças e adultos a morrer, e é preciso divulgar esta mensagem para que haja cada vez mais pessoas a doar", explicou ao Correio da Manhã.
O ponto de recolha de medula, no pavilhão desportivo do Instituto Politécnico, conseguiu realizar mais de 50 colheitas só durante a manhã. Miguel Dias, médico de serviço, estava visivelmente satisfeito com os resultados. "A informação sobre as dádivas é cada vez maior. Penso que as pessoas perderam os receios e ainda bem, porque há um aumento considerável de doações", disse ao CM o especialista do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão.
A iniciativa que também serviu para homenagear Paulinho, vai terminar com um seminário sobre a formação de jogadores de futebol, no final do mês. A organização esteve a cargo de Maria João Goulão e Marisa Barroca, do IPP Social, que apelam à participação neste género de iniciativas. "Faremos mais eventos sempre que possível", garantem.

Fonte: Correio da Manhã

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 10:51


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags