
No dia em que a chuva deverá regressar a Portugal, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) contabilizou desde as 00h00 de hoje onze incêndios, embora nenhum deles de grandes proporções. Segundo o Instituto de Meteorologia, as temperaturas máximas previstas para hoje são de 21º Celsius em Braga e 19º em Leiria, enquanto Porto vai chegar aos 16º, Lisboa aos 15º, e Faro aos 14º. Ainda assim, quase três meses depois, a chuva deverá estar esta quinta-feira de regresso ao país, com previsões de céu muito nublado e possibilidade de ocorrência de aguaceiros.
Segundo uma informação disponibilizada pela ANPC no seu site, actualizada às 07h01, na quarta-feira foram registados 211 incêndios florestais, que envolveram 1557 operacionais, com o apoio de 436 veículos.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, os concelhos de Pampilhosa da Serra e Arganil, no distrito de Coimbra, apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, o segundo mais grave de uma escala de cinco. Oleiros, no distrito de Castelo Branco, e Góis, no distrito de Coimbra, estão com risco elevado de incêndio, o terceiro mais grave de uma escala de cinco.
O risco de incêndio determinado pelo Instituto de Meteorologia engloba cinco níveis, variando entre “reduzido” e “máximo”. O seu cálculo é feito com base nos valores, observados às 13:00, da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.
fonte: Público