Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

diariobombeiro



Terça-feira, 01.05.12

Pombal Vai Recriar Fundação da Corporação de Bombeiros Centenária


No ano em que comemora o seu centenário, os Bombeiros Voluntários de Pombal irão promover uma recriação cénica sobre a sua fundação. O momento, em que participarão algumas coletividades do concelho, realizar-se-á no dia 6 de maio, frente aos Paços do Município.

A ideia surgiu por parte de um bombeiro, Bruno Martins, que de imediato foi acolhida de braços abertos pelo Comando da corporação.

Entretanto, juntou-se ao núcleo duro da organização o historiador Nelson Pedrosa.


Para Bruno Martins, que há mais de 20 anos veste a farda dos bombeiros, «por vezes é importante que as pessoas conheçam uma história centenária», acrescentando que «a história só se conhece se for exposta».


Já para José Costa, comandante da corporação, aquela ideia foi «abraçada de imediata» e tem sido organizada com «muita intensidade». «Os bombeiros têm estado um pouco fechado e o evento servirá para abrir a corporação à população», diz.

O momento terá três momentos cénicos: a fundação dos bombeiros, em 1912, o ano em que foi assinalado o cinquentenário com a inauguração de novo quartel, e a atualidade.

Para o efeito, a instituição convidou a participar algumas coletividades, como ranchos folclóricos, escuteiros, grupos de teatro e bandas filarmónicas. Para além do envolvimento dos elementos do Quadro Honorário. «Um dos objetivos é envolver o mais possível a comunidade local», refere José Costa, salientando ainda a participação de um casal de Mata Mourisca, proprietário de vários automóveis antigos.

Para o efeito, Nelson Pedrosa, quadro superior do Arquivo Municipal de Pombal, tem estado a pesquisar e organizar o historial dos Bombeiros em Pombal. Um dos factos já apurados pelo historiador é que «já em 1883 se falava da criação de bombeiros em Pombal», refere.


Por outro lado, Nelson Pedrosa afirma que ao longo dos últimos cem anos, a comunidade sempre participou na vida da corporação, nomeadamente através da entrega de donativos para aquisição de bens e equipamentos.


Assim como a curiosidade do cinquentenário ter sido comemorado um ano antes com a inauguração de um novo quartel.

Como a criação do corpo de bombeiros «foi muito importante para a população» a instituição pretende, com a iniciativa de 6 de maio, assinalar o seu centenário com os pombalenses, mostrando alguns dos equipamentos antigos ainda existentes, como a bomba braçal de 1912, a ambulância «Graciete» e o carro de socorro «Salvador». Os três elementos preveem que participem cerca de centena e meia de figurantes, trajados à época.

«Vai ser um momento maravilhoso», destaca Nelson Pedrosa, que juntamente com José Costa e Bruno Martins não esconde o seu entusiasmo no processo de organização do evento.

A sessão solene comemorativa do centenário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal decorrerá no dia 14 de maio, no Teatro-Cine da cidade.

Fonte: noticiasdocentro

Autoria e outros dados (tags, etc)

por Diário de um Bombeiro às 17:59



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Pesquisar no Blog  

calendário

Maio 2012

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031




Tags

mais tags